sábado, 12 de agosto de 2017

#RPGaDay 2017: Qual RPG Possui a Arte Interna Mais Inspiradora?

Existem vários jogos com uma arte interna bonita e realmente empolgante. Dentre estes jogos, há alguns  que eu gostaria de citar aqui.

O primeiro é o Legends of the 5 Rings 4ªed. As ilustrações dos livros são incríveis, se beneficiando grandemente das artes confeccionadas para o card game do cenário. As ilustrações ajudam bastante a entrar no clima do jogo e ajudam a dar algumas boas ideias de aventuras e personagens.

Há um jogo nacional que também merece ser citado: o Crônicas RPG. Eu confesso que a premissa do jogo não me atraiu muito, mas a arte do livro é linda. Quando eu vi o livro impresso pela primeira vez, eu quis jogar em um cenário que remetesse àquela arte.

Não poderia deixar de citar o Karameikos: Terra de Aventuras, o semi-cenário (o cenário na verdade é Mystara, Karameikos é apenas um dos reinos do cenário) de AD&D publicado por aqui pela Editora Abril nos anos 1990. A arte que utiliza diferentes versões da mesma cena para fazer referência aos diferentes estilos artísticos do reino ao longo da história é genial, conferindo uma imersão na história do local de forma muito eficiente.

Mas como a pergunta é sobre a arte mais inspiradora, e não necessariamente a mais bonita ou adequada ao cenário, eu vou eleger outro jogo como o que acho mais inspirador. O título vai para a caixa básica do D&D da GROW.

Sempre me perguntei o que há por trás dessa porta.

Claro que tem um componente de nostalgia aí, mas ainda hoje eu acho a arte de Terry Dykstra inspiradora. Não é só a questão de gostar do traço do ilustrador, ou de ser fã de arte preto & branco, mas é o fato de as ilustrações darem a impressão de sempre haver algo acontecendo.

Não é apenas uma imagem ilustrativa das 3 raças semi-humanas, os personagens parecem realmente explorar um local repleto de aventuras (veja a curiosidade nos olhos do anão, e a preocupação na face do halfling).

Não daquele modo "cena de filme de ação barato" que é comum na arte de fantasia atual, mas de uma forma que mesmo quando a cena não mostra algo acontecendo realmente, ela da a sensação de que aquilo é parte de uma cena maior, que há mais significado naquela imagem do que é mostrado, levando nossa mente a imaginar que aventuras estarão se passando com aqueles personagens. Isso para mim é que são ilustrações inspiradoras!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...