terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

O Ídolo da Semana

O ídolo desta semana não é uma versão do ídolo de Trampier:


A ilustração acima é uma capa de Earl Norem para a revista Savage Sword of Conan (o nome original da nossa saudosa Espada Selvagem de Conan).

Há um ídolo lá atrás, ele até está sentado em uma posição semelhante ao ídolo de Trampier, e as orelhas do deus rato até poderiam fazer referência aos chifres do famoso ídolo. Mas não há muito mais em comum entre eles.

No entanto, essa ilustração me fez lembrar de uma outra ilustração, essa sim uma versão do ídolo da capa do Players Handbook:

AD&D 1ªed - Dungeon Master Guide, página 34.

A imagem acima ilustrava a página 34 do DMG do AD&D 1ªed, sendo um cartoon que de certo modo satirizava a ilustração do ídolo de Trampier.

Mas vejam só, nesse cartoon temos uma estátua de uma espécie de deus rato, adorado por vários ratos gigantes (homens-rato?), ladeada por dois braseiros.

A ilustração de Norem mostra Conan lutando contra vários homens-rato, e um ídolo de um deus rato ladeado por dois braseiros. É muita coincidência! A ilustração de Norem é praticamente uma versão séria do cômico cartoon. Só faltaram mesmo as enormes gemas nos olhos da estátua.

O DMG é de 1979, e eu não consegui descobrir de quando é essa arte de Norem, mas a Savage Sword of Conan começou a ser publicada em 1974 e só parou em 1995. Será que uma ilustração influenciou a outra? E quem poderia ter influenciado quem? Fica a dúvida.

Update: Consegui descobrir a data aproximada da ilustração de Earl Norem. Ela foi a capa da edição 95 de Savage Sword of Conan, publicada em Dezembro de 1983. A edição traz a história "Night of the Rat!", à qual a capa faz referência, e na qual Conan enfrenta o sinistro Culto do Rato de Khitari.

Como a capa tem relação direta com a história publicada, imagino que a ilustração não deve ser muito mais antiga do que seu ano de publicação, e portanto posterior ao cartoon do DMG - que, quem sabe, pode até ter sido a inspiração para a bela obra de Norem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...