sábado, 20 de agosto de 2016

#RPGaDay 2016: Sistema Mais Desafiador, Mas ao Mesmo Tempo Recompensador, Que Você Aprendeu?

Eu confesso que não acho nenhum sistema de RPG realmente desafiador. Alguns sistemas são mais complexos, outros mais simples, mas desafiador mesmo eu não lembro de nenhum.

Assim, talvez o sistema mais desafiador para mim tenha sido o D&D da GROW, por ter sido o primeiro RPG que aprendi, e ser diferente de tudo que eu conhecia. O D&D em suas primeiras encarnações é um sistema bastante confuso em um primeiro contato: há mecânicas específicas para tudo, rolagens em que você precisa tirar números altos, rolagens em que é bom tirar números baixos, entre os atributos e sub-atributos alguns são bons altos, outros baixos, e por aí vai.

Essa caixa proporcionou muitas horas de diversão para mim e meu grupo.

Depois disso, nenhum sistema realmente me pareceu desafiador. E como falei antes, alguns são mais complexos, outros menos, mas qualquer um que pareça ser desnecessariamente complexo, no geral é exatamente isso: desnecessariamente complexo. E portanto não muito recompensador.

Fora isso, eu poderia citar talvez sistemas como o Mutants & Masterminds 3ªed, Pathfinder ou o D&D 5ªed, que trouxeram alguma confusão no início justamente por serem extremamente similares ao D&D 3.5 mas serem diferentes destes. E essas pequenas diferenças acabam pegando desprevenido alguém que está muito acostumado com o D&D 3.5 - leva um tempo até lembrar que não são exatamente o mesmo jogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...