segunda-feira, 30 de maio de 2016

O Mundo Sombrio de Robert E. Howard


Robert E. Howard é muito conhecido como sendo o criador de Conan, o cimério que é a epítome do bárbaro na literatura de fantasia. Não só isso, Howard é basicamente o criador do gênero sword & sorcery, e por isso frequentemente lembrado e apreciado pelos RPGistas mais old school.

Mas a verdade é que Howard foi muito mais do que um escritor de sword & sorcery, ele se aventurava por contos de boxe, westerns, histórias de ação moderna, fantasia histórica, e muitos outros gêneros, incluindo o horror. E dentro de suas histórias de horror, algumas das mais interessantes são aquelas que expandem os Mitos de Cthulhu de H. P. Lovecraft.

Para quem não sabe, Lovecraft e Howard mantinham uma certa relação de amizade, ainda que basicamente apenas se correspondessem por cartas. E sob as bênçãos do primeiro, Howard escreveu alguns contos em que incluiu elementos dos Mitos, chegando mesmo a criar seus próprios elementos que hoje são considerados como parte integrante da mitologia de Cthulhu.

Infelizmente, quase nenhuma dessas histórias estavam disponíveis em português... até agora! A editora Clock Tower acabou de lançar o livro O Mundo Sombrio – Histórias dos Mitos de Cthulhu, uma coletânea de contos de horror escritos por Robert E. Howard que contem elementos dos Mitos de Cthulhu.

Eu adquiri o livro quando estava na pré-venda, mas agora ele já está disponível para aquisição imediata no site da editora ao custo de R$ 73,99. O preço pode parecer meio salgado, mas é porque trata-se de uma editora pequena com tiragens modestas. Ainda assim o livro traz 320 páginas recheadas da prosa enérgica de Howard aliada ao terror cósmico dos Mitos, não tem como ser uma aposta ruim!

Eu ainda não tive a oportunidade de ler o livro (ainda estou no prefácio), mas dando uma folheada já percebi que entre as histórias há ao menos um conto de Kull o Conquistador e outro de Bran Mak Morn, o que para os fãs de sword & sorcery como eu é um prato cheio - melhor ainda sendo contos que misturam a ação desse estilo com o horror cósmico dos mitos!

Assim que eu terminar de ler pretendo fazer uma resenha aqui no blog, mas só pelo autor e pelo fato de a maioria destes contos nunca antes terem sido traduzidos no Brasil, eu já aconselho muito a aquisição desse livro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...