segunda-feira, 31 de agosto de 2015

#RPGaDay2015: Coisa Não-RPG Preferida Que Veio de Um RPG

Excetuando os amigos (pois eu fiz vários bons amigos nestes pouco mais de 20 anos jogando RPG), a minha coisa favorita que não é um RPG mas descende de um, sem nenhuma dúvida, é o desenho Caverna do Dragão. 

As crianças, como eram chamados os heróis na série.

Como todos sabem, Caverna do Dragão é na verdade a animação oficial de Dungeons & Dragons produzida pela Marvel e a TSR nos anos 1980. Ao menos, todos sabem disso hoje, porque na época a criançada não manjava nada disso aqui no Brasil, e só achávamos que Caverna do Dragão era um desenho animado massa pra caramba.

Eu cresci vendo essa animação na TV todas as manhãs, e já adorava todos os elementos que eram mostrados nela mesmo muitos anos antes de sequer saber que existiam RPGs. O sucesso dessa série no Brasil é tão grande que até uns poucos anos atrás ele ainda era televisionado nas manhãs da TV aberta. 

E não é para menos, analisando hoje em dia, com a visão de um adulto, os episódios de Caverna do Dragão continuam sendo todos muito bons. E apesar de todas as mensagens positivas e lições de moral típicas de um programa infantil, os roteiros da série tratavam de alguns assuntos bem sérios e de forma bastante madura, no melhor estilo Gary Gygax de não subestimar a inteligência da sua audiência. E não é para menos, além de grandes roteiristas de renome como Mark Evanier e Paul Dini, o show teve a consultoria do próprio Gygax em pessoa.

Um comentário:

  1. caverna do dragão é massa, embora eu ache q muitos episodios tem a mesma estrutura de uma aventura, não parece que esse desenho saiu do ad&d.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...