sexta-feira, 17 de julho de 2015

Resenha: Combates Dinâmicos

Combates Dinâmicos é um suplemento para Old Dragon, de autoria de Lucas Silva e publicado pelo selo Moostache Books (o braço editorial do Moostache). Trata-se de um livro virtual, vendido apenas em PDF através da loja virtual da Redbox.

Assim sendo, há pouco o que falar sobre "características físicas" neste caso. Com suas 12 páginas e apenas duas ilustrações, é um livro que vai direto ao ponto. Os erros tipográficos são poucos, a diagramação é simples e adequada, e a capa, apesar de bonita, não ajuda muito a estimular a imaginação nem passa muito bem a ideia do que vai se encontrar no interior do produto (eu achei que ia encontrar um monte de regras e cálculos no livro, mas não é nada disso).

Como a própria introdução do livro diz, Combates Dinâmicos "destina-se aos mestres e jogadores, amantes do inesperado em seus jogos de RPG, que vibram com batalhas desafiantes e perigosas surpresas".
Em essência, o livro trata-se de uma coleção de tabelas de eventos aleatórios que podem ocorrer durante uma batalha (mas nada impede que estes eventos sejam utilizados em outros tipos de encontro), e servem para tornar as coisas mais interessantes.

O suplemento traz algumas opções simples de como utilizar as tabelas, desde o "escolha um evento adequado e use quando achar melhor" ao "aleatoriedade total", e divide os eventos de acordo com o tipo de terreno onde se dá o encontro (cavernas, floresta, pântanos, cidades, montanhas, deserto e ambiente glacial). Cada evento traz atrelado a si uma mecânica que pode ser utilizada para apimentar o combate, caso o mestre deseje fazê-lo.

Por fim, fechando o livro, há uma nova criatura, o verme do deserto, que parecerá bem familiar para os fãs de O Ataque dos Vermes Malditos e Duna.

Qualitativamente falando. eu só vejo dois problemas neste suplemento: alguns dos termos utilizados e a entrada número 6 de cada uma das tabelas

Em relação ao primeiro problema, em algumas situações os termos utilizados para descrever os eventos soam um pouco confusos. Nada que um jogador de RPG experiente não consiga entender, mas que pode causar algumas dúvidas para jogadores iniciantes. Mas não chega a ser algo que realmente atrapalhe o uso do material ou afete demais a qualidade deste.

No que tange à entrada 6 das tabelas, cada uma das 7 tabelas do livro traz 6 entradas (uma rolagem de 1d6), mas a última entrada de todas as tabelas é "nada acontece". Considerando que segundo as opções sugeridas de como utilizar as tabelas de eventos é apenas em algumas rodadas que se rola na tabela (talvez apenas uma vez no combate), não vejo muito sentido em haver a possibilidade de cair um evento que resume-se a não haver evento algum. De certa maneira, isso apenas reduz um pouco o número de boas ideias de eventos que o livro poderia conter.

Mas fora isso, o livro é bom, com algumas boas ideias que podem ser facilmente implementadas em suas aventuras e que podem tornar os encontros bem mais empolgantes. Outro ponto forte do livro é que, apesar de ser voltado ao sistema Old Dragon, é facilmente adaptável ao D&D ou a qualquer retroclone ou retrogolem do RPG original. E com um pouco mais de trabalho, é mesmo adaptável a qualquer RPG - na verdade eu estou pensando seriamente em utilizar esse suplemento nos combates da minha campanha de Legends of the Five Rings.

Em minha avaliação final, por apenas R$ 2,99, Combates Dinâmicos é um suplemento que vale muito a pena em seu custo-benefício, e que pode ser capaz de dar aquele toque a mais que você estava procurando para os combates de suas partidas de RPG.

2 comentários:

  1. Sartorato, obrigado pela crítica. Sou leitor costumaz do Dungeon Compendium e fiquei bem motivado ao ver o meu trabalho citado aqui.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...