sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Faça Você Mesmo: Broca Manual

Não, eu não vou ensiná-los como fazer uma broca manual. Na verdade, esta é uma daquelas postagens sobre ferramentas e acessórios úteis para o hobby do miniaturismo.

Fazia bastante tempo que eu procurava uma broca manual, mas não conseguia encontrar aqui na cidade. E os preços não me incentivavam a encomendar uma pela internet. Mas eis que, num golpe de sorte, encontrei o que eu procurava numa famosa loja de hobbys da minha cidade!

Broca manual 010 A tão procurada ferramenta!

A verdade é que esta ferramenta não deve ser tão difícil assim de encontrar na referida loja, mas acho que eu sempre dava azar e nunca havia uma à venda quando eu visitava o local.

Esta ferramenta trata-se de um simples cabo no qual encaixa-se uma broca pequena, e usa-se a força das mãos para fazer furos com ela. É uma ferramenta extremamente útil para furar plástico, madeira, ou metais macios – praticamente todos os materiais dos quais são feitas as miniaturas de RPG e suas bases.

Broca manual 013 O cabo, oco, guarda um conjunto de brocas de vários diâmetros.

Uma broca é indispensável para a pinagem de miniaturas. Pinagem é o ato de furar duas peças e introduzir um pino para ligá-las. No caso das miniaturas, o “pino” normalmente é um pequeno pedaço de arame duro.

Pinar peças é útil para prender miniaturas em suas bases com maior estabilidade, ou então para montar miniaturas com diversas peças, já que algumas partes insistem em não prender de forma alguma apenas com cola ou massa epoxi – seja porque a peça é muito pesada, seja porque é unida ao restante da miniatura por uma base muito estreita.

Broca manual 021 Um close da broca.

Tem quem prefira utilizar uma mini retífica, uma ferramenta elétrica, para fazer as perfurações para a pinagem. E realmente, em algumas situações, a mini retífica é muito mais prática, e principalmente, menos cansativa. Mas a broca manual é mais fácil de manipular, e por vezes permite uma precisão maior – o que é bom para usar em peças muito pequenas e delicadas.

Agora, graças a minha nova broca manual, eu finalmente consegui prender as asas numa miniatura que eu tenho a muito tempo:

Quimera (6)Finalmente: asas! 

Esta quimera esperou cerca de 19 anos para ganhar suas asas. Eu tentei fixá-las ao longo deste tempo de todas as formas possíveis, mas apenas a pinagem, que foi possível graças a minha nova ferramenta, conseguiu fazer o trabalho direito. Agora, minha quimera está finalmente pronta para receber sua pintura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...