segunda-feira, 27 de outubro de 2014

O Ídolo da Semana

Esta semana, ao invés de apenas mostrar uma versão criada para homenagear o famoso ídolo criado por David Trampier, vamos nos aprofundar um pouco mais na história das origens desta ilustração.

Eu já comentei um pouco sobre este assunto antes, mas ainda há mais a ser dito. Alguns conjecturam que o tema do roubo da gema no ídolo, presente na ilustração de Trampier, tenha sido influenciado por uma cena similar presente no filme The Thief of Bagdad:

Thief of Bagdad 1940 - 2 Claro que no filme o ídolo é um tanto maior do que na imagem de Trampier…

Thief of Bagdad 1940 - 3 … e não se parece com um demônio; da mesma forma como a gema não se encontra exatamente nos olhos da estátua.

Thief of Bagdad 1940 - 1 Ainda assim, o ladrão a escala…

Thief of Bagdad 1940 - 12 … a acaba roubando a valiosa gema.

Outra semelhança, e que talvez não indique nada, é que tanto a gema do filme quanto da capa do Players Handbook são vermelhas.

Este The Thief of Bagdad é um filme britânico de 1940 (que inclusive eu me lembro de ter visto quando era criança), que é um remake de outro filme de mesmo nome, este de 1924. O filme original, em preto e branco e mudo, também tinha uma cena de uma gema sendo roubada do topo de um ídolo gigante, e esta parece que era mesmo do olho da estátua:

Thief of Bagdad 1924 O ídolo gigante do filme de 1924.

Algumas pessoas afirmam também que as cena do roubo da gema após uma grande escalada, assim como a luta com uma aranha gigante, no filme de 1940, revela alguma influência do conto The Tower of the Elephant (A Torre do Elefante, aqui no Brasil).

A Torre do Elefante é um conto escrito por Robert E. Howard, estrelando ninguém menos do que o bárbaro Conan. Se essa alegação de influência do conto sobre o filme for real, isso faria com que indiretamente Conan fosse uma das influências para a criação do ídolo de Trampier.

Entretanto, não há como ter certeza de que o conto realmente tem alguma influência no filme de 1940, já que The Tower of the Elephant foi publicado originalmente em 1933 (e parece que foi escrito não antes de 1928), e o filme The Thief of Bagdad original é de 1924, portanto bem mais antigo.

2 comentários:

  1. Igor, podemos dizer que você é um especialista no ídolo! Realmente essa pode ser mesmo a inspiração direta. Você discute o assunto em fóruns gringos? Quem sabe alguém diretamente ligado à família do Trampier não possa confirmar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu normalmente não participo de fóruns gringos. Eu participo muito pouco de fóruns em geral, na verdade. Até no Facebook eu posto pouco!
      Mas pelo pouco que eu sei, é muito difícil ter contato com a família do Trampier. Ele havia se distanciado completamente mesmo da comunidade do RPG.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...