quinta-feira, 29 de maio de 2014

Os Goblins Verdes de Anderson

Taunting Goblins final A bastante tempo atrás, eu tentei elucidar o mistério dos goblins verdes (porque no D&D os goblins originalmente sempre variaram “do amarelo ao vermelho”).

A referência mais antiga que eu havia conseguido encontrar a um “goblin verde” era o Duende Verde, inimigo do Homem Aranha criado em 1964.

Mas eis que, lendo Three Hearts and Three Lions, livro de Poul Anderson que inclusive consta no Apêndice N como inspiração para a criação do AD&D, descubro uma menção ainda anterior!

No livro, o protagonista Sir Holger está na terra dos elfos quando se depara com “a green-skinned goblin slave”, ou seja, “um goblin escravo de pele verde”!

Sendo este um livro de 1953, ele é portanto 11 anos mais antigo que o Duende Verde, e até o momento a menção mais antiga a um goblin verde que eu fui capaz de encontrar. E o melhor de tudo: uma das fontes de inspiração confirmadas para o D&D.

Parece enfim que talvez as cores dos goblins no D&D sejam uma forma de Gygax fazê-los “diferentes” dos livros que o influenciaram.

2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...