domingo, 16 de fevereiro de 2014

Faça Você Mesmo: Carroça

Acho que todos concordam que o ataque de goblinoides aos viajantes na estrada é um clássico das aventuras de 1º nível no RPG. Sendo assim, hoje vou mostrar como eu fiz uma peça de cenário bastante relevante para mestrar uma aventura dessas usando miniaturas: uma carroça!

Fazer esta peça envolve alguns cálculos simples e medições precisas para a carroça não ficar muito torta, mas nada muito complicado.

Materiais:

Carroça (3)- palitos de picolé (de preferência os de ponta quadrada)
- palito de churrasco (de fazer espetinho)
- estilete ou faca de hobby
- cola-tudo
- tinta acrílica
- verniz acrílico spray
- pincéis
- régua e lápis

Como fazer:

Para fazer essa peça escolhi aqueles palitos de picolé de canto quadrado, que são um pouco mais estreitos do que os de canto arredondado. Usar estes também facilita por não ser preciso retirar as pontas dos palitos. Para começar a cortar a madeira é necessário já ter o design da carroça na sua cabeça, principalmente no que diz respeito ao tamanho da mesma. Eu seguirei um tamanho de uma carroça com 4 palitos formando o assoalho, mas vocês podem tentar alterar este tamanho em suas peças caso desejem.

Durante todo o projeto, eu utilizei um estilete para cortar a madeira, mas uma faca de hobby, ou até mesmo uma tesoura boa podem servir.

Defina o comprimento da carroça, e corte 4 palitos de sorvete com este mesmo comprimento. Defina a altura que você quer para a caçamba da carroça (ou seja, a altura sem consioderar as rodas), e corte 4 pedaços de palito de churrasco nesta altura.

Carroça (5) Estes serão o assoalho e as pilastras laterais da caçamba da carroça.

Com estas peças cortadas, já temos um parâmetro para o tamanho total da carroça. Então, é hora de cortar as rodas. Medindo o comprimento e altura da carroça, concluí que 4 palitos de sorvete era um diâmetro bom para a roda, sendo assim, juntei quatro palitos e risquei dois círculos neles, como na foto abaixo:

Carroça (2)Desenhando as rodas. 

Corte as rodas conforme o desenho, e cole os 4 pedaços com cola-tudo. Também é possível colar os 4 palitos antes, e cortar os círculos depois. Para cada uma das rodas, corte um palito de sorvete no meio no sentido do comprimento (deixando-o mais estreito), e deste faça dois pedaços um pouco menores que o diâmetro da roda, Corte a ponta de um outro palito de sorvete, formando um pequeno quadrado. Cole estas peças na roda para conferir mais detalhes à ela, conforme abaixo:

RodaUm detalhe simples mas eficiente. 

Com as rodas prontas, faltam apenas as laterais da caçamba e as hastes para os arreios dos animais de tração.

Para as hastes, corte um palito de sorvete ao meio, no sentido do comprimento. O comprimento destas hastes deve ser cerca de uma vez e meia o comprimento da caçamba. Desbaste com o estilete uma das pontas de cada uma destas hastes, para deixá-las ainda mais estreitas. Cole estas hastes junto ao assoalho da caçamba, uma de cada lado.

Para as laterais da caçamba, corte mais dois pedaços de palito de sorvete no mesmo comprimento do assoalho da carroça, e um terceiro pedaço um pouco mais comprido do que a largura do assoalho somado às duas hastes.

As peças todas que devem ser cortadas devem ser mais ou menos como na figura abaixo abaixo:

Carroça (10) As diversas partes da carroça, exceto o eixo.

A foto acima não mostra, mas você pode cortar um palito de churrasco no comprimento igual à largura do assoalho da carroça somado às hastes, colando-o por baixo da caçamba entre as rodas, para simular o eixo da carroça.

O próximo passo é usar cola-tudo para juntar as partes, dando forma à carroça. Esse tipo de cola seca bem rápido, então em alguns poucos minutos você já terá sua peça com a aparência devida.

Junte primeiro as partes do assoalho da caçamba e as hastes de tração. Em seguida, cole as pilastras da caçamba em pé nos quatro cantos do assoalho, e feche as laterais e o fundo com as 3 partes de palito de sorvete, deixando uam pequena distância do assoalho. Por fim, cole as rodas na lateral da carroça. As fotos abaixo mostram como as peça deve ficar depois de colada:

Carroça (11)Já está com cara de carroça. 

Carroça (12)Mesmo sem pintura, a aparência é muito boa. 

Agora, espere a cola secar totalmente (para não correr o risco de colar seus pincéis) e então começe a pintar.

Pintura:

Comece aplicando um primer na escrivaninha. Eu utilizei tinta acrílica marrom mesmo como primer, mas você pode usar o costumeiro preto fosco. Madeira absorve muita tinta, então mesmo já sendo tinta marrom, é um primer porque invariavelmente precisará de uma segunda camada.

Com o primer seco, eu pintei com uma segunda camada marrom escuro, seguido por um washing preto, e uma camada de drybrush com um tom de marrom mais claro.

Carroça (14) A carroça pronta, com a pintura final.

Carroça (15) A carroça com uma miniatura ao lado como escala.

Pronto, sua carroça está pronta para carregar os bens tão cobiçados por goblinoides em todo o reino de uma cidade a outra!

5 comentários:

  1. Queria ter Destreza para essas coisas :O

    Tanto o modelo quanto a coloração ficaram bem legais, muito bacana.

    ResponderExcluir
  2. Muito legal, só acho os palitos de sorvete muito duros de trabalhar. Mas o resultado final ficou muito legal. Vou tentar aqui e depois publico pra você ver como ficou.

    ResponderExcluir
  3. eu tbm acho iperr difícil trabalhar com palitos de sorvete....Mas valeu a pena (coloquei na minha maquete...Depois falo quanto tirarei( a nota que o professor me dará) apresentarei dia 17/06/2016...
    Amei a carroça!! :)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...