quarta-feira, 4 de setembro de 2013

D&D 30 Day Challenge: Mundo de Jogo Preferido

Não é nenhum mistério que o meu cenário predileto do D&D é Ravenloft. Eu até já falei sobre ele aqui no blog.

Ravenloft_Dungeons_and_Dragons_logoO Semiplano do Pavor me encantou completamente desde que eu pus meus olhos a primeira vez no livro Domínios do Medo, publicado aqui no Brasil pela Devir no ano de 1999. Para vocês terem uma ideia, na época eu não tinha dinheiro para comprar o livro, mas um grande amigo comprou e na mesma semana da compra o emprestou a mim para que eu pudesse ler. Resumo da história: eu gostei tanto que meu exemplar atual do Domínios do Medo é este mesmo livro, que desde o dia do empréstimo nunca mais saiu da minha posse! Calma, não roubei o livro; meu amigo, que não ia usá-lo naquele momento me deixou ficar com ele para usá-lo em jogo, e anos depois, oficializei a posse do livro em troca de minhas cartas de Magic: The Gathering.

Ravenloft é um cenário de horror, mas com exceção deste aspecto, é na minha opinião o cenário mais versátil de D&D. Qualquer coisa se encaixa bem em Ravenloft, sendo necessário apenas incluir algum elemento de horror ao tema. A metafísica do semiplano, com as Brumas, Lordes Negros, e os Poderes Sombrios, permite facilmente que qualquer coisa, por mais estranha que pareça, seja adicionada ao cenário sem parecer fora de lugar.

As mecânicas próprias do cenário, como testes de poder, testes de medo, horror e loucura, maldições, e alterações do funcionamento de algumas magias (especialmente necromancias e adivinhações), reforça muito o tema e torna fácil incluir o elemento do horror no jogo.

Ravenloft-coreInclusive, a mecânica dos testes de medo e horror de Ravenloft é uma das melhores que já vi aplicadas a um jogo: existe um teste a ser feito para determinar se um personagem ficou apavorado ou horrorizado com uma cena, e em caso de falha, rola-se numa tabela para determinar o efeito, com consequências mecânicas. No entanto, é aconselhado que este teste seja realizado apenas se o jogador não interpretar a reação adequada de medo do personagem; se o jogador entrar no clima do jogo e representar seu personagem como alguém normal, com medos e inseguranças, e as reações correspondentes, nenhum teste precisa ser feito, e nenhuma efeito mecânico é aplicado. E segue o jogo!

Este cenário também usa e abusa de referencias literárias, cinematográficas, históricas, e até mesmo de outros cenários do próprio D&D, o que só reforça o charme do jogo para mim. E ainda há o spin-off de Ravenloft, The Masque of the Red Death, que é uma versão da nossa Terra vitoriana utilizando quase todas as mesmas premissas e mecânicas apresentadas para a Terra das Brumas.

E uma de minhas campanhas mais memoráveis foi nesse cenário.

Definitivamente, se há um cenário que eu nunca me cansaria de jogar, seja como jogador, seja como mestre, certamente este cenário é Ravenloft!

4 comentários:

  1. Devia ter dito qual era o domínio favorito tbm! =P

    ResponderExcluir
  2. ...gosto muito de Ravenloft também..mas meu preferido é Dragonlance...Greyhawk ( o cenário " basicão " também é muito bom pela flexibilidade - vários elementos podem ser inseridos nele )...aaahhhh e tem Dark Sun claro hahahhahahah que é bem hardcore...

    ResponderExcluir
  3. O meu cenário favorito, muito por se aproximar bastante de uma temática mais high fantasy, permitindo também a inserção de virtualmente qualquer cultura imaginável é, sem sombra de dúvidas, o queridinho Forgotten Realms. Nunca me esqueço de minhas primeiras aventuras nos Reinos Esquecidos, repletas de magos bêbados de poder, paladinos de mente rígida como ferro, ladrões ardilosos espreitando em becos escuros, guerreiros implacáveis, bárbaros vindos dos bordos do mundo, TUDO ERA POSSÍVEL! Hoje em dia, mestrando Forgotten (nas poucas vezes que a vida adulta torna isso possível), eu sempre tento emular aquele tipo de sensação, estar num mundo onde tudo é possível, desde monstros vindos dos espaços entre as estrelas até cidades feitas de cristal flutuando sobre os desertos de Halruaa.
    (ps: cara, muito bacana esse desafio, tenho acompanhado faz alguns dias e finalmente tive um tempo para comentar. E, velho, parabéns pelo blog!)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...