sábado, 29 de setembro de 2012

Semana Internacional do Livro - Seus 10 Livros de RPG

Estamos na Semana Internacional do Livro (24 a 29 de setembro), e estimulados pelo sambista Diogo Nogueira do Pontos de Experiência, os blogs de RPG aceitaram fazer uma lista com os 10 livros de RPG que possuem e mais curtem. As as regras, como propostas pelo próprio Diogo, são:

Como estamos na semana internacional do livro, resolvi propor um brincadeira para vocês que vi sendo feita algumas vezes entre blogueiros lá e fora. Basicamente fazemos uma lista com dez livros de RPG, entre todos que possuímos. Esses são os seus livros favoritos, aqueles que você levaria para qualquer lugar que fosse se mudar, se não tivesse como levar todos. E aí? Topam a brincadeira?

Atenção para as regras da lista:

  • Você deve possuir esses livros fisicamente, não vale PDF (se acontecer um cataclisma tecnológico, como você vai jogar com eles?) ou livros que você adoraria possuir;
  • Não precisa ser necessariamente um livro, pode ser um Boxed-Set (que acabe contendo mais de um livro), mas deve ser um único produto (ou seja, se por acaso você comprou um promoção que vieram vários livros juntos, mas, normalmente, eles são vendidos separados, não conta);
  • Podem ser livros nacionais ou importados, de qualquer sistema de regra, de qualquer tipo de ambientação, basta ser de RPG; A cada escolha, fazer uma breve explicação do porquê da mesma, bem simples e rápida.

Bem, ainda é dia 29 e a semana não acabou, então decidi entrar na brincadeira também! Segue a minha lista.

livrojog 1 – Livro do Jogador AD&D 2ªed revisada (editora Abril): Não é segredo para ninguém que o AD&D 2ªed é disparado o meu RPG preferido de todos os tempos. Ele tem seus problemas, claro, mas ainda assim, se eu fosse obrigado a escolher um único manual impresso entre todos já publicados, seria esse com certeza. Com o Livro do Jogador eu tenho todo o material necessário para começar a jogar uma campanha de AD&D!

Livro do Mestre 2 – Livro dos Monstros AD&D 2ªed revisada (editora Abril): Se eu vou manter o Livro do Jogador do AD&D, nada mais lógico do que escolher também o Livro dos Monstros. Ainda que não seja realmente necessário para jogar, é muito mais legal ter uma grande lista de monstros para povoar sua campanha. Não obstante, para mim esse é o livro que definiu o modelo perfeito que todo bestiário de RPG deveria seguir. Só de ler esse livro, com suas descriçõess de habitat e ecologia das criaturas, milhares de idéias de aventuras pipocam em minha cabeça!

AD&D LdM 3 – Livro do Mestre AD&D 2ªed revisada (editora Abril): Este também é apenas um livro acessório, desnecessário para conduzir o jogo, mas mesmo assim muito útil para conduzir uma campanha e retirar algumas dúvidas a respeito do AD&D 2ªed. Além do que, ele tem a lista de tesouros e itens mágicos, o que é muito útil. E fecha o trio de livros básicos do AD&D, o que é suficiente pra eu me divertir pela vida toda!

DMG 4 – Dungeon Master's Guide AD&D 1ªed (TSR): Ok, eu já tenho um livro do mestre na lista. Mas o dessa edição em especial é muito cheio de idéias, sugestões, tabelas e recursos, todas escritas pelo próprio Gary Gygax, que ajudam muito para desenrolar uma campanha de fantasia.

gurps 5 – GURPS Módulo Básico 2ªed (3ªed americana – Devir): Se eu só tenho direito a 10 livros, é de se esperar que eu prefira manter jogos completos a meros guias de referencia. Nada melhor então do que um jogo completo em um único manual. E o que é melhor, serve para qualquer tipo de ambientação!

call-of-cthulhu-5th6 – Call of Cthulhu 5ªed (Chaosium): Esse jogo mudou muito pouco em todas as suas edições, mas continua excelente. Além de conter tudo o que é necessário em um só livro, serve também como excelente guia de referencia para os Mythos.

lobisomem-o-apocalipse

7 – Lobisomen: O Apocalipse (Devir): Além de ser mais um jogo completo, acho este o melhor dos cenários do World of Darkness.  Porque poucas coisas são mais divertidas do que virar crinos e rasgar a Wyrm até a morte (geralmente, a sua!).

ShotgunDiaries 8 – The Shotgun Diaries edição de luxo (Redbox): Esse jogo é simples (no melhor sentido do termo), fácil, rápido e é perfeito para aqueles dias em que a galera se reúne por acaso e não sabe o que fazer. Além disso, a versão de luxo é um dos materiais mais legais que o Brasil já teve em matéria de RPG.

Ravenloft - Domínios do Medo 9 – Domínios do Medo (Devir): Este é o melhor guia de campanha de Ravenloft para AD&D, que por acaso é meu cenário predileto de D&D. Já mestrei campanhas inesquecíveis co meste livro, e poderei mestrar ainda muitas mais!

SPD 10 – Space Dragon (Redbox): O último livro é o mais difícil de escolher, porque não siginifica qual livro vai entrar na lista, mas sim ter de abandonar todos os outros. Escolhi o Space Dragon porque além de eu ter adorado a idéia por trás desse livro, ele é totalmente auto-suficiente e ainda por cima facilmente compatível com AD&D caso eu queira uma campanha de weird fantasy!

Mas é claro que essa é apenas uma lista hipotética, já que na realidade há muitos outros livros que eu nunca me desfaria, como minha coleção completa dos livros vermelhso do AD&D e os suplementos de GURPS. Ainda bem que é só uma brincadeira!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...