terça-feira, 20 de março de 2012

M.A.R. Barker (1929 – 2012)

No último dia 16 faleceu aos 83 anos o Professor Muhammad Abd-al-Rahman Barker, renomado linguísta e criador do cenário de fantasia Tékumel.

Apesar de relativamente pouco conhecido, M.A.R. Barker foi considerado similar a Tolkien devido às qualidades de sua criação. Tékumel, assim como a Terra Média, tem uma história cuidadosamente construída, mitologia bem desenvolvida, assim como cultura e línguas complexas.

Tékumel começou a ser desenvolvido por volta dos anos 1940, e é fortemente influenciado pelas culturas indianas, egípcia, meso-americana e do oriente médio, o que talvez tenha contribuído para sua pouca penetração ao público ocidental.

Em Agosto de 1974, o Prof. Barker publicou de forma independente Empire of the Petal Throne, um jogo de RPG baseado em seu cenário fantástico e utilizando modificações das regras do à época recém-lançado Dungeons & Dragons.

No ano seguinte, 1975, Empire of the Petal Throne foi publicado pela TSR como um jogo independente do D&D, e dessa forma tornou-se o segundo RPG publicado pela empresa de Gary Gygax.

Ao longo dos anos M.A.R. Barker publicou 5 romances baseados no mundo de Tékumel e teve seu RPG publicado moutras 3 vezes por diferentes editoras. Em 2008 ele fundou com o auxílio de jogadores e fãs a Tékumel Foundation, com o intuito de preservar a existência de sua obra.

M. A. R. Barker pode com certeza ser considerado como um dos fundadores de nosso hobby; mais um deles que se vai de nosso mundo. Descanse em paz Professor Barker.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...