sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Aventuras “Especiais”

Existe uma coisa que algumas pessoas chamam de “TDA de rpgista”, que é a característica do jogador de RPG de perder o interesse em um jogo ou campanha após passar um certo tempo jogando a mesma coisa. Ou seja, é uma vontade de “variar” de jogo, que às vezes é até um pouco exagerada (e em alguns casos eu diria patológica!).

Eu sou um fã confesso de grandes campanhas de RPG, e portanto não sofro da dita “TDA de rpgista”; na verdade prefiro jogar por muito tempo a mesma história do que uma série de one-shots. Mesmo assim, concordo que variar um pouco de vez em quando pode ser muito legal.

A uns anos atrás, um dos jogadores do meu grupo veio com uma idéia de algo que ele realizava em seu grupo antigo: uma aventura especial de Natal! A idéia era jogarmos uma aventura diferente próximo ao período do Natal, podendo ser mesmo com outro sistema, personagens, etc. Só para “comemorarmos” a data.

Na época, eu mestrava uma campanha de Ravenloft e lembro que eu perguntei se era pra ser uma típica aventura de Natal no cenário (com Papai Noel e tudo), e alguém na mesa demonstrou seus desgosto pela idéia e comentou que não ficaria bom de forma nenhuma. Bem, isso foi o suficiente para eu comprar a briga e preparar para aquele ano a aventura especial de Natal em Ravenloft, com direito a Papai Noel, Rena do Nariz Vermelho, duendes, presentes, neve e pinheiros! A aventura foi jogada com as mesmas personagens normais da campanha e encaixada dentro desta, mas tinha uma temática e um ritmo totalmente diferente do contexto da campanha. E foi uma das aventuras mais legais que já jogamos.

No outro ano as personagens iriam viajar de um reino para outro (na verdade outro Domínio de Ravenloft), e um dos jogadores iria entrar com uma nova personagem deste novo reino. Ao invés de simplesmente inserí-lo dentro do grupo sem que ele nunca tivesse jogado com a personagem antes, decidi fazer algo diferente.

Assim, por uma única sessão, meus jogadores utilizaram personagens com classes de NPC (jogávamos D&D 3.5 na época), com exceção do que estava entrando com a personagem nova. E assim rolamos uma aventura que nada tinha a ver com o restante da campanha, com exceção de que se tratava de um dia na vida da nova personagem (um policial) que mais tarde faria parte do grupo. E eu digo que essa também está entre as melhores aventuras que já jogamos!

tsr xmas Se até esses caras tinham aventuras de Natal, porquê não o seu grupo?

No Halloween do ano passado rolamos a última sessão da campanha, mas ficou prometido que no Halloween deste ano jogariamos novamente com as personagens da campanha, um tipo de “o que aconteceu depois”. Assim, este mês de outubro irei mestrar a última aventura das personagens de minha campanha de Ravenloft, uma aventura especial de Halloween!

Pela experiência que tenho com estas “aventuras especiais”, digo que provavelmente será extremamente divertido! E toda essa conversa fiada é para isso: incentivar vocês a de vez em quando tentar uma aventura especial, diferente do lugar comum que seu grupo está acostumado a jogar.

Pode ser uma aventura one-shot em um sistema diferente do que vocês estão acostumados a jogar, ou como eu prefiro, uma aventura com os mesmos personagens de sua campanha regular mas em uma situação ou com uma temática diferente do normal. Ou ainda, uma aventura que se passa no mesmo cenário de sua campanha regular, mas com outras personagens, e que de alguma forma acabará se conectando com a campanha normal, seja porque as personagens se encontrarão futuramente, seja porque uma aventura gera consequências percebidas na outra. E porque não uma aventura em que um jogador joga com a personagem do outro?

E datas comemorativas de algum tipo (seja para o mundo todo, como o Natal, ou apenas para o seu grupo, como o aniversário de alguém), ou algum outro evento incomum (como a entrada de uma nova personagem ou jogador no grupo), são excelentes momentos para esse tipo de aventura.

Variar um pouco em seus jogos, principalmente se for de uma forma que seja divertida para todos, pode ser uma excelente forma de dar mais gás à sua campanha e também de impedir a dispersão do seu grupo de jogo. E tudo isso sem precisar jogar apenas aventuras one-shot ou ter tempo para rolar várias campanhas em paralelo!

2 comentários:

  1. É, vc só não conta que a aventuyra de natal era com um druida darklord no lugar de papai noel e as renas eram nightmares!!

    ResponderExcluir
  2. @INapta: As renas não eram nightmares, só o Rudol, a Rena do Nariz Vermelho (de cuspir fogo!) era!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...