quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Faça Você Mesmo: Pintando Miniaturas (Parte 4)

Com todos os materiais em mãos, é hora de dar o primeiro passo rumo à pintura de uma miniatura: prepará-la para o processo. Preparar uma miniatura inclui a retirada de rebarbas, montagem se necessário e limpeza da peça.

Eliminando rebarbas e imperfeições

Muitas miniaturas, principalmente as de metal, são feitas em moldes de duas partes, e no encontro entre os moldes normalmente há rebarbas e uma marca na linha de junção. Além disso, dependendo da qualidade da miniatura, outras imperfeições podem existir na peça.

Rebarbas (1) Nestas duas miniaturas é possível ver rebarbas. Na aranha também há a linha de junção.

Na peça sem pintura às vezes esses defeitos nem são muito perceptíveis, mas depois de pintado isso pode ficar muito visível. Então, é necessário retirar essas rebarbas e consertar esses defeitos.

As rebarbas e outros excessos de material devem ser retiradas com um estilete ou bisturi. Após a retirada dessas rebarbas, eventualmente pode sobrar alguma marca ou resquício na peça, e estas, assim como as linhas de junção do molde, devem ser retiradas com o auxílio de uma pequena lima ou uma lixa bem fina.

A retiradas dessas marcas e linhas devem ser feitas com muito cuidado, de maneira uniforme e tomando cuidado para que a peça fique com um aspecto natural, e não como se estivesse faltando um pedaço.

Trabalhe com cuidado e com calma nestes dois procedimentos, tirando um pouco por vez e olhando com atenção o progresso do seu trabalho. Afinal, você não vai querer arrancar nenhum detalhe importante de sua miniatura por acidente!

Limpando as miniaturas

Para realizar a pintura é importante que as miniaturas estejam bem limpas. Na maior parte das vezes tudo o que é necessário é retirar o pó que por ventura tenha se depositado sobre a peça, o que pode ser feito com um pincel velho. No entanto, outras vezes pode ser necessário realmente lavar a miniatura, use o bom senso para decidir quando um ou outro método é necessário.

Para lavar suas miniaturas antes de pintar, você pode utilizar uma escova de dentes e um pouco de água com sabão em pó ou detergente neutro. Esfregue as miniaturas com cuidado para não quebrá-las, e então tire o excesso de umidade com cuidado em um tecido que não solte fiapos, e deixe as peças secando sobre um pedaço de papel toalha. Só depois de completamente secas é que você pode iniciar o processo de pintura.

Caso tenha sido necessário lixar sua miniatura para a retirada de alguma rebarba, limpar ela torna-se indispensável, pois sempre sobra algum resquício de pó de metal ou plástico preso à peça.

Miniaturas com múltiplas partes

Algumas miniaturas de metal são fabricadas em vários pedaços, que precisam ser juntados e montados. Se esse for o caso, a primeira coisa a fazer é retirar as rebarbas e imperfeições de cada parte da miniatura, assim como limpá-los individualmente.

Múltiplas PartesEsse kobolds da Otherworld são fabricados em vários pedaços.

Isso feito é hora de colocar cada parte em seu devido lugar, e ver como essas partes se encaixam. Se o encaixe estiver perfeito, ótimo. Caso contrário, talvez seja necessário realizar alguns ajustes. Você pode retirar um pouco de metal (ou plástico, se for o caso) em um dos lados do encaixe com um estilete ou uma lixa; faça isso aos poucos e vá ajustando até o encaixe ficar perfeito.

Quando o encaixe estiver bom, é hora de colar as peças. Em geral a melhor opção é utilizar cola-tudo. Super Bonder é uma das melhores marcas de cola-tudo, mas outras também podem servir igualmente bem. Aplique apenas um pouco de cola em um dos lados, ou seja, em apenas uma das partes a serem unidas, e não nas duas. Se por acaso você aplicar cola demais, retire o excesso com ajuda de um pedaço de papel toalha. Caso tenha cola demais esta irá demorar pra secar e pode atrapalhar na firmeza da junção das partes.

Aí é só unir as duas partes e segurar enquanto a cola seca. Não precisa apertar muito, e cuidado para não mexer as peças enquanto elas colam, senão você pode acabar com uma miniatura toda torta, com partes fora do lugar!

Caso haja mais de duas peças na miniatura, cole uma por vez, esperando a cola secar bem antes de começar o processo de colagem da próxima parte. E o mais essencial de tudo: cuidado para não colar seus dedos! Cola-tudo é uma coisinha bem traiçoeira, e é muito fácil colar as pontas dos dedos com ela.

Essas orientações também valem para as bases de suas miniaturas.

Pinagem de peças

Algumas vezes, com o intuito de fortalecer a junção de duas partes de uma miniatura, você pode usar a técnica de “pinar” a peça. Essa é uma técnica mais avançada, um tanto mais difícil, e que só é necessária com peças maiores e mais pesadas ou que teimam em não ficar unidas. Cuidado ao tentar aplicar essa técnica para não estragar sua miniatura.

Para realizar a “pinagem”, você precisa de uma broca fina de 1mm para fazer os furos, e um pedaço de arame (que pode ser de um clips de papel) para fazer o pino.

Utilize a broca para fazer um furo no centro de cada parte a ser unida. O furo precisa ser reto, não em ângulo, pois isso enfraquece a junção, e os furos das duas peças precisam corresponder, para que o pino encaixe. O jeito mais fácil de garantir isso é colocar um pequeno pingo de tinta em uma das partes e então juntar as peças; isso manchará a outra peça, e aí é só furar sobre as duas manchas de tinta.

A profundidade do furo varia de acordo com a peça, mas tome cuidado pra não se aproximar demais do outro lado da miniatura. Então é só colar o pino dentro de um dos furos e esperar secar. Após isso, cole uma parte da miniatura na outra, encaixando o pino no outro furo. Só preste atenção para não fazer um pino maior do que os furos!

Preenchimento

Quando duas partes de uma miniatura são unidas pode ficar um vão entre elas. Para eliminar essa falha, utilize um pouco de massa epoxi. Faça um rolo bem fino de massa e coloque no vão, utilizando uma agulha para fazer a massa adentrar nos espaços. Você pode usar a agulha para esculpir os detalhes necessários para que a massa pareça parte contínua da miniatura, dando um melhor acabamento.

Massa epoxi e esse tipo de escultura também podem ser utilizados para consertar defeitos em miniaturas, como partes faltantes, quebradas ou com defeitos de fabricação.

5 comentários:

  1. Igor vim te pedir uma resenha e comentarios sobre o the secret fire roleplaying game! vi um pouco sobre e parece interessante e tem feito sucesso, então se vc pudesse resenhá-lo ficaria grato ja que os previews são limitados, eu não possuo cartão internacional e meu inglês é fraco, de qualquer forma se vc conseguir um link pra download posta ai!

    E a quantas anda o AD&D 3.5?

    ResponderExcluir
  2. @Blog do Falcão: Eu estava acompanhando esse jogo desde quando ainda se chamava Legends & Labyrinths, mas resenha mesmo só depois que ue conseguir adquirir um exemplar. Pode ter certeza que quando isso acontecer, vai rolar uma resenha aqui!

    E o AD&D 3.5 tá meio devagar no momento, devido a uns outros afazeres da vida. Mas não tá parado! Já comecei os playtestes inclusive!

    ResponderExcluir
  3. muito bons esses posts, vão todos para os meus indicados da semana.

    ResponderExcluir
  4. Como, eu um mero mortal brasileiro, posso conseguir as miniaturas da otherworld, no brasil????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não conheço nenhum revendedor delas no Brasil, mas você pode comprar direto deles, pelo site da Otherworld.

      É bem tranquilo, e o frete deles é barato (e acima de £75 o frete fica grátis).

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...