quinta-feira, 16 de junho de 2011

AD&D 3.5: O Mago

magos_ai1 O principal representante do grupo de classes dos Arcanos (Wizards) é o Mago (Mage). De todos os arcanos, o mago é o mais genérico, o com acesso à maior gama de poderes. E ainda assim, é também uma das mais simples classes do jogo.

O atributo principal dos magos é a inteligência, pois eles são estudiosos e não homens de ações físicas. Tanto é que os magos recebem o mais baixo dado de vida (rolam o d4 para determinar seus pontos de vida), não podem usar nenhuma armadura, e apenas algumas poucas armas. Além disso, o bônus de ataque dos Arcanos é o pior de todos os grupos de classes.

No entanto, graças a seus estudos, todos os magos iniciam o jogo sabendo ler e escrever e sendo capazes de compreender os principios fundamentais da magia (ganham de bônus as perícias knowledge: literacy e knowledge: arcane lore), assim como recebem mais uma perícia de conhecimento ou artesanato de bônus, que tenha ligação com suas pesquisas arcanas.

Magos iniciantes também começam o jogo possuindo um familiar invocado por seus mestres, para auxiliá-los em seus estudos da magia. No entanto, caso o familiar venha a morrer (e considerando que o mago sobreviva ao choque), o mago só poderá invocar outro caso conheça a magia correta para isso (no caso, o feitiço find familiar).

Mas com certeza, a maior habilidade de qualquer mago é sua capacidade de conjurar magias arcanas. É essa capacidade de entender as intrincadas fórmulas mágicas e manipular as energias místicas do mundo que difere os arcanos de todos os outros homens, e os magos, dentre todos os arcanos, são os mais hábeis nisso. Magos não possuem nenhuma restrição quanto ao tipo de magia arcana que conseguem acessar, sendo capazes de realizar feitiços de qualquer escola de magia.

Para tanto, os magos necessitam aprender as fórmulas mágicas e anotá-las em seu grimório, precisando memorizar as magias que pretendem utilizar através de estudo, pois sempre que uma magia é conjurada, os padrões mágicos do feitiço se apagam de sua mente (ou são liberados, segundo alguns estudiosos). Conforme o mago avança em poder e experiência, torna-se capaz de conjurar magias mais poderosas e em maior quantidade.

Parte do estudo inicial da magia envolve compreender os princípios das várias escolas, o que é feito na forma de pequenos truques mágicos (cantrips) que são aprendidos pelos magos iniciantes. Esses truques envolvem apenas os conceitos mais básicos da magia, e são tão simples que um mago consegue memorizá-los permanentemente e podem lançá-los à vontade, já que os padrões mágicos destes não se dissipam da mente ao serem conjurados.

Magos também podem tentar desenvolver suas próprias magias, através de pesquisa e experimentação. É uma tarefa árdua e custoza, muito mais difícil do que tentar aprender uma magia copiada de outra fonte, mas que em contrapartida pode trazer resultados únicos.

Por fim, todos os arcanos são capazes de criar itens imbuídos de poder mágico, e os magos não são diferentes. De início, são capazes de criar apenas os mais simples pergaminhos mágicos, mas conforme avançam em experiência vão aprendendo a fazer poções, varinhas, cajados, armas mágicas, e até mesmo artefatos mais estranhos e poderosos.

O preview da classe pode ser baixado em .PDF aqui. Como sempre, dúvidas, sugestões e comentários serão bem recebidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...