quarta-feira, 6 de abril de 2011

Kobolds e Dragões

Para mim kobolds não são nem nunca foram dragões, não descendem de dragões, não tem ligação nenhuma com dragões, e sequer possuem um mísero gene que seja em comum com dragões.

Nas minhas infindáveis perambulações pelos livros de AD&D, encontrei o seguinte trecho no AD&D Player's Handbook 2ªed, página 82, em um capítulo sobre ilusões:

"Most adventurers would find it hard to believe that a dragon would be working with kobolds. The dragon is far too powerful to associate with such little shrimps."

Traduzindo, de forma livre:

"A maioria dos aventureiros acharia difícil de acreditar que um dragão estaria trabalhando com kobolds. O dragão é poderoso demais para se associar com esses pequenos bastardos."

Ou seja, houve um tempo em que ninguém acreditaria que kobolds e dragões pudessem possuir qualquer tipo de associação. E hoje em dia eles são até considerados parentes distantes…

9 comentários:

  1. Nunca curti isso de associar kobold a dragão tbm, por isso gosto dos kobolds de tormenta que são mais próximos de roedores (tipo homens ratos)

    ResponderExcluir
  2. Também não gosto desse parentesco rsrs, mas acho que muito disso tem a ver com as próprias lendas germânicas que originaram o mito. O kobold, para tais lendas, era comumente retratado como uma entidade associada ao fogo e aos animais, sendo também chamado de "drache". Fora isso, eles não tinham aparência reptiliana... o que quer dizer que, talvez, ao inserí-los no RPG, os criadores tenham pensado sim em fazer alguma conexão com os terríveis lagartos voadores. Mas daí já é outro assunto rsrs.

    Abraços, Igor!

    ResponderExcluir
  3. Para um dragão, tanto faz se são kobolds ou goblins ou gigantes da colina, desde que o venerem e lhe ofereçam sacrifícios suculentos. Se os kobolds gostam de fazer essas coisas, fazer o quê?!

    ResponderExcluir
  4. Quem considera kobolds parentes dos dragões??? Não me diga que isso é coisa da 4ª edição?!

    ResponderExcluir
  5. @CR: Li certa vez que quando Gary Gygax incluiu os kobolds no OD&D ele imaginou criaturas bem diferentes do que eles vieram a ser; apenas humanóides pequenos, mais similares com os das lendas nórdicas.

    A transformação deles em seres reptilianos com cara de cachorro veio depois, apenas no AD&D, e o responsável por isso foi a ilustração para essas criaturas.

    Se você olhar no Monster Manual do AD&D 1ªed a descrição deles não fala nada em serem répteis ou ter cara de cachorro.

    ResponderExcluir
  6. @Clérigo: Não amigo Clérigo, muito pior, isso já era coisa da 3ª edição!

    ResponderExcluir
  7. Puxa vida... pra vc ver como eu parei no tempo, Igor, rsrsrsrs.

    ResponderExcluir
  8. O My dog, Corvus é isso, sou da época que os kobolds tinham cara de cachorro hehehe.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...