sexta-feira, 11 de março de 2011

A Regra do D30

Recentemente eu adquiri um d30 para minha coleção de dados. E como o d30 é um dado muito bonito e legal, obviamente que eu fui atrás de encontrar alguma utilidade para ele.

Desse modo eu anuncio que acabo de entrar oficialmente para a “Ordem do d30”! Para fazer parte da ordem, tudo o que é necessário é possuir um d30 e adotar uma pequena regra criada por Jeff Rients:

orderd30

“Once per session each person at the table (DM included) may roll a d30 instead of whatever die or dice the situation normally warrants. The decision to use the d30 must be made before the roll. If used for an attack roll, the threat range is extended from the normal range through to 30.”

Achei a regra interessante, me faz lembrar de uma regra de Fate Points que usávamos quando eu jogava Rolemaster. Esse tipo de regra ajuda acriar “momentos heróicos” no jogo, quando um mago consegue matar um poderoso oponente com seus mísseis mágicos e salvar um companheiro, por exemplo.

Entretanto, eu farei uma pequena modificação na “regra”, que aparentemente já é usada por aí. Desse modo, de agora em diante está valendo nas campanhas que eu mestro a seguinte regra:

“Uma vez por sessão cada jogador (incluindo o DM) pode rolar um d30 ao invés de qualquer dado ou dados que a situação normalmente requeira. A decisão de usar o d30 deve ser feita antes da rolagem ser realizada. Se usado para um ataque, a margem de crítico é extendida do valor normal até 30. Essa regra não se aplica para rolagem de atributos ou pontos de vida.”

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...