quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Faça Você Mesmo: Otyugh!

Minha terceira incursão (ou quarta, se considerar que foram dois beholders) no campo dos monstros estranhos foi um otyugh. Similar ao beholder e ao estrangulador, este é um monstro com pouca simetria, uma grande boca e tentáculos. No entanto, este difere dos outros pelo fato de que possui patas, o que faz dele um monstro um pouco mais complexo.

Então, para aqueles que quiserem tentar fazer seu próprio otyugh, segue a minha receita.

Materiais:

- meia esfera de isopor (do tamanho que você deseja que o corpo do otyugh fique)
- arame
- massa de biscuit (que você mesmo pode fazer se for hábil pra isso, ou então comprar pronto por menos de R$ 10,00 em casas de artesanato)
- cola branca
- filtro de papel para café (opcional)
- tinta acrílica
- verniz acrílico spray
- estilete
- alicate (para cortar o arame)
- pincéis

Como fazer:

A idéia é a mesma dos outros monstros que eu fiz, usar o isopor e o arame para criar um “esqueleto” para o bicho. Primeiro de tudo, é necessário cortar uma esfera de isopor ao meio para dar a forma do corpo. Um estilete comum é suficiente para este trabalho. Utilize uma esfera de isopor que fique do tamanho desejado para o monstro em relação às demais miniaturas.

Material OtyughEm seguida, você terá de cortar o arame e moldá-lo no formato dos tentáculos. Eu aconselho dobrar e torcer o arame, para ele ficar mais grosso, antes de moldá-lo. Um otyugh tem 3 tentáculos, um central e dois mais laterais. Então, espete-os no isopor, onde se localizarão os tentáculos em relação ao corpo da criatura. Coloque um pouco de cola branca nos pontos onde o arame espeta o isopor, para manter os tentáculos no lugar, e espere secar.

Após isso, começa a escultura propriamente dita. Determine onde ficará a boca, e faça uma espécie de vala no isopor. Estique a massa de biscuit e comece a recobrir o esqueleto. Cubra o corpo de isopor, e os tentáculos. É necessário também recobrir a parte inferior da miniatura, cobrindo totalmente o isopor e moldando o ventre do monstro. Deixei um pouco mais de massa na extremidade dos tentáculos e faça uma espécie de “palma” (nos tentáculos laterais) ou “bulbo” (no tentáculo central) para dar uma aparência mais bem acabada.

É o momento de esculpir tudo o que você quiser no monstro. Será necessário esculpir a boca da criatura, que deverá estar na parte frontal do corpo da miniatura, numa altura entre o meio e o ventre do monstro. Também é necessário colocar as patas. Otyughs possuem três patas, dispostas praticamente equidistantes no corpo. Eu coloquei duas nas regiões mais frontais-laterais e a terceira mais centralizada, na parte traseira do monstro. Talvez seja necessário esculpir as patas separadamente e prendê-las ao corpo com cola branca.

Coisas como os dentes, olhos e espinhos podem ser esculpidos separado e juntados ao corpo depois, enquanto a massa ainda estiver úmida. Coloque vários dentes na boca da criatura, e espinhos nas “palmas” dos tentáculos laterais. O tentáculo central deve conter três pequenos olhos.

O otyugh é descrito como uma criatura com pele grossa e enrugada, similar à de um elefante, e coberto por lixo e excrementos. Logo, é interessante deixar algumas marcas, rugas e imperfeições na miniatura. Um estilete, palito ou alfinete ajuda a fazer vincos e detalhes, mas se você tiver, pode usar estecas próprias para isso.

Entretanto, eu tentei algo diferente dessa vez, até porque não sou um grande escultor. Primeiro de tudo, após o otyugh estar completo, deixei a peça secar. Devido ao isopor no centro, pode levar um tempo maior, dependendo do clima, mas em no máximo uma semana estará pronto. Já seco, apliquei uma pintura base (ou primer) preto na miniatura inteira. Após seco o primer, apliquei uma segunda camada de primer, desta vez ocre (ou outra cor que você deseje para seu monstro), como mostra a figura abaixo. Não é necessário muito preciosismo nesse momento.

Otyugh primerÉ aqui que entra o filtro de papel. Primeiramente, deixe o filtro absorver um pouco de café preto (de preferência sem açúcar), e depois deixe secar. Ele vai ficar com aquela cor meio amarronzada. Depois, amasse o filtro de papel o máximo possível, para ele ficar todo quebrado e cheio de vincos.

Passe cola no corpo do otyugh e então cole pedaços do filtro de papel recobrindo o corpo da criatura. Deixe os pedaços de filtro de papel fazer dobras, rugas e amassados. Se necessário, é possível passar cola por sobre o filtro de papel depois dele estar colado na peça, para fixar os formatos. O primer ocre embaixo previne que alguma parte sem pintar fique aparecendo, e o café serve o mesmo propósito caso alguma dobra do papel venha eventualmente a aparecer depois. Espere secar, e depois já pode passar para a pintura definitiva.

Otyughs vivem enterrados em lixo, então é bom pintá-lo com tons que lembrem sujeira e detritos. Eu escolhi tons de ocre e marrom para o corpo e dentes, mas pintei os olhos de verde claro. Depois de pintado e seco, umas duas mãos de verniz para manter a integridade da pintura e dar rigidez ao filtro de papel são bem vindas. O ideal é usar uma ou duas demãos de verniz brilhante, e uma de verniz fosco, para uma aparência mais “real”.

Apesar de não ser indispensável, é possível construir uma base para o estrangulador. Pode-se fazer isso apenas com a própria massa de biscuit, ou com um disco de madeira ou outro material. Eu usei borracha de fazer sola de chinelo (compra-se em casas de sapateiro), pela facilidade de cortar. Nesse caso, apenas colei a miniatura na base, sem mais nenhum preparo especial. Mas, se você quiser, pode preparar uma base mais incrementada. Apenas se lembre de envernizar a peça só depois de colá-la à base.

O resultado final ficou assim:

Otyugh frente O Otyugh de frente…

Otyugh verso … de costas…

Otyugh de lado … e de perfil.

8 comentários:

  1. Nossa ficou legal!! XD Parabéns cara!!

    ResponderExcluir
  2. seria legal vc colocar um figura comparativa!
    ficou muito legal. vc nao vai deixa ele guardado num montinho de coco, ne? :P

    ResponderExcluir
  3. @Rafael: Boa idéia Rafael. A da figura de comparação, não o montinho de coco...

    ResponderExcluir
  4. Parabéns. Sua idéia de fazer os monstros com Biscuit me inspirou. Começei antes de ontem a fazer umas em casa. Ainda não tentei nenhuma das suas. Quando as minhas estiverem prontas posto aqui um link, caso você queira dar uma olhada. :-)

    ResponderExcluir
  5. @José Eduardo: Poste sim, quero ver como elas vão ficar!

    ResponderExcluir
  6. Olá Igor,

    Aqui estão as primeiras que fiz. Foram os personagens, e um dos vilões da campanha que estou mestrando. Estou terminando o Beholder, estão amadoras, mas acho que ficou legal para as primeiras...

    http://www.flickr.com/photos/43118147@N03/

    ResponderExcluir
  7. @José Eduardo: Ficaram interessantes. Eu não me arrisco a esculpir figuras humanas, vou ficar só nas monstruosidades e cenários mesmo!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...