terça-feira, 30 de novembro de 2010

A Sala da Morte

Continuando a minha busca por ilustrações que receberam novas versões para serem utilizadas em edições posteriores do Dungeons & Dragons.

Desta vez, é uma ilustração que eu me lembro muito bem, de um guerreiro trancado numa sala cheia de água, com um esqueleto levantando-se para atacá-lo. Uma armadilha e tanto. Apreciem!

DMG 1ed pg 68 Ilustração da página 68 do Dungeon Master Guide do AD&D 1ªed.

LdJ 2ed pg 297Esta apareceu no Livro do Jogador do AD&D 2ªed revisada, página 297.

Update:

Versão presente no Dungeon Master Guide do D&D 3ªed, página 114. Essa ilustração foi excluída na versão 3.5 do mesmo livro.

domingo, 28 de novembro de 2010

Faça Você Mesmo: Pilhas de Lenha

Jogar RPG utilizando miniaturas é muito divertido, no entanto há um certo empecilho nisso: não é suficiente possuir apenas as miniaturas dos aventureiros e monstros, é necessário alguns componentes de cenário.

É possível resolver isso com mapas desenhados e outros tipos de marcadores. Mas marcadores não-fixos (o que exclui desenhos em um mapa) são sempre melhores, já que as personagens podem querem interagir com o cenário e mover coisas de lugar. E é sempre melhor que os marcadores móveis se pareçam com aquilo que representam.

Há algumas opções no mercado de peças de cenários para se usar com suas miniaturas, mas nem tudo precisa ser adquirido de terceiros. Algumas coisas podem facilmente ser feitas em casa.

Eu comecei com algumas peças bem simples, como por exemplo, pilhas de lenha. Quem estiver interessado, é muito fácil de fazer.

Materiais:

- um palito de churrasco (daqueles de fazer espetinho)
- cola-tudo (tipo Super Bonder)
- tinta acrílica
- estilete
- pincéis

Como fazer:

Primeiro deve-se utilizar o estilete para cortar o palito de churrasco em pequenos tocos, do tamanho que se deseja o comprimento final dos pedaços de lenha. Quem quiser utilizar uma pequena serra para isso também pode, mas não é realmente necessário, o estilete dá conta. Não faz diferença se você utiliza palitos de churrasco de madeira comum ou de bambu, o resultado final é o mesmo.

Após ter seis pequenos tocos do mesmo tamanho, é hora de colá-los. Comece colando três deles lado a lado com a cola-tudo. Após estarem colados, o que deve ser bem rápido, cole outros dois tocos sobre estes três primeiros, e por fim o último sobre estes dois. Eles devem ficar com a aparência de uma pilha triangular.

Lenha 1

Espere a cola secar completamente para começar a pintar. Isso é importante, já que você não vai querer seus pincéis com as cerdas coladas. Pinte as pilhas em tons de marrom, para representar madeira.

Está pronto! Faça mais algumas pilhas dessas, e você poderá utilizá-las em conjunto, para representar várias pilhas, ou então pilhas maiores e até mesmo barricadas.

Lenha 2

Com uma miniatura ao lado, para escala.

Lenha 3 Colocadas lado a lado e intercalando uma para cima e outra para baixo, forma-se barricadas de lenha.

Lenha 4 Quatro pilhas usadas em conjunto são suficientes para formar uma grande pilha de lenha.

Miniaturas de Mage Knight com Bases Kimeron

Conforme eu comentei numa outra postagem, andei repintando algumas peças de Mage Knight que eu tinha por aqui, e depois troquei o enorme dial que elas possuiam como base por bases da Kimeron Miniaturas.

Agora essas peças estão na escala das D&D Miniatures, e prontas para serem utilizadas em jogo. E, como prometido, uma foto do resultado final para apreciação:

Mage Knight repaint e rebaseadas

terça-feira, 23 de novembro de 2010

The Nottingham Caves Survey

Visitando um portal de notícias hoje eu me deparei com este incrível projeto, intitulado de “Nottingham Caves Survey”.

O projeto consiste de um mapeamento a laser das várias cavernas que cortam o subterrâneo da cidade de Nottingham, na Inglaterra (a mesma cidade da história de Robin Hood).

Após o mapeamento, as informações são compiladas e viram incríveis tours 3D em vídeos no site oficial do projeto.

Essas cavernas são todas artificiais, construídas pelo homem desde a Idade Média, e serviram como masmorras, residências, curtumes, adegas e despensas, entre outras coisas. Na Segunda Guerra Mundial também foram utilizadas como abrigos anti-bomba.

A cidade tem mais de 450 dessas cavernas conhecidas, mas apenas cerca de 140 são facilmente acessíveis, e destas 35 já estão mapeadas pelo projeto. A equipe de dois arqueólogos consegue mapear uma caverna simples em um único dia, e processar as informações coletadas em dois dias.

A história destas cavernas e essas imagens são excelentes fontes de inspiração para os subterrâneos das cidades fictícias de nossos jogos de RPG.

Veja alguns dos vídeos do projeto abaixo:

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Natal Solidário do Conselho Jedi do Paraná

A pedido do meu amigo Eraldo do World RPG Fest estou ajudando a divulgar uma iniciativa do fã-clube de Star Wars "Conselho Jedi do Paraná", ou CJPR.

O CJPR procura apoiar entidades beneficientes que atendem crianças com necessidades especiais ou em tratamento de doenças, e fazem isso através de parcerias e doações.

No dia 15/12 deste ano, o CJPR entregará presentes para entidades beneficientes, e você pode ajudar de duas maneiras: fazendo uma doação direta através do botão do PagSeguro no blog World RPG Fest, ou então comprando uma camiseta na loja do mesmo blog, cujo lucro será doado para o CJPR. Todo o dinheiro arrecadado dessas duas formas será revertido em presentes para as crianças das entidades.

Quem puder, colabore e ajude a fazer o natal dessas crianças um pouco melhor.

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

AD&D 3.5: Máquinas de Cerco

Siege Weapons Este mês as coisas estão meio devagares com o AD&D 3.5, mas ainda que eu não faça nenhum avanço com o jogo, continuarei a liberar aqui parte do que já está pronto.

Como já postei aqui a lista de equipamentos comuns, agora é hora dos equipamentos de cerco. Sempre chega um momento na campanha em que algum tipo de equipamento de cerco torna-se necessário, seja por advento de uma guerra de verdade ou por alguma idéia bizarra de seus jogadores. Devido a isso, sempre achei importante ter as estatísticas desse tipo de equipamento à mão.

No que concerne a estatísticas, uma parte dos equipamentos de cerco se assemelha a equipamentos comuns (escadas, por exemplo), mas a grande maioria guarda mais semelhança com as armas. Ainda assim, não estou completamente contente com algumas das regras que utilizei para as armas de cerco, talvez ainda seja necessário revisar isso.

De qualquer maneira, o PDF com as descrições destes equipamentos pode ser baixado aqui. Sugestões são sempre bem vindas.

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Novidades Sobre o Projeto Petty Gods

Apesar de ainda ser voluntário, o projeto Petty Gods já não é mais algo sem nenhuma remuneração.

Dan Proctor, o cara da Goblinoid Games e autor do retro-clone Labyrinth Lord, se comprometeu a fornecer cupons da RPGNow que darão direito cópias em PDF de Labyrinth Lord e Advanced Edition Companion, com a arte completa, totalmente grátis!

Apesar de muita gente já ter contribuído, ainda dá tempo para quem quiser participar. Eu vou, com certeza.

Última Sessão da Campanha

A última sessão de uma campanha sempre é algo especial. Principalmente de uma campanha que durou anos. Afinal, é a última vez que os jogadores terão contato com aquelas tão queridas personagens que os acompanharam por tanto tempo. E, em geral, também é o ápice da história tecida pelo grupo de jogo.

No último feriadão de Finados (ou de Halloween, como preferirem), eu tive o prazer de encerrar minha campanha de Ravenloft, que teve aproximadamente 4 anos de duração.

Fizemos uma coisa que a muito tempo não fazíamos: viramos a noite jogando, até acabar tudo o que precisava ser acabado. E já que todo o pessoal se dispôs a perder uma noite de sono para jogar o final da minha história, eles mereciam uma sessão mais especial que o normal.

Mestrando Ravenloft não costumo usar miniaturas, mas aproveitando que a última sessão se passaria dentro de uma mina abandonada, e que provavelmente haveria um gigantesco combate, decidi preparar uma surpresa ao meu grupo e aproveitar para estrear meu kit de cavernas 3D da Kimeron.

Posso garantir que o kit fez sucesso, e que é realmente muito bom para rolar os combates, além de muito bonito. Abaixo, algumas fotos de nossa mesa de jogo:

DSC07501Uma foto de zoação, com algumas minis e o cenário já montado. Como podem ver, nosso Demilich estava lá, cheio de doces variados, como prêmio de consolação ao primeiro que morresse!

foto do CelularUma panorâmica da “dungeon”. Foto de celular à noite, meio ruim, mas dá pra ter uma idéia do layout.

DSC07515 Os inimigos à postos…

DSC07516 O grupo dos PCs invadindo o local do ritual maligno.

DSC07562 Curvem-se perante mim, mortos-vivos asquerosos!” (Tá, nem era isso...)

DSC07565Ambush!

DSC07578Mas por fim os PCs conseguiram derrotar a maior parte dos inimigos!

Uma sessão com direito a combate épico, demilich, morte de familiar, PC desintegrando PC, cenário fodão, muito café e coca-cola, registro em fotos e vídeo, e um encerramento com direito até a jogo de xadrez contra a própria Morte (que não estava planejado)!

Só tenho a agradecer a meus jogadores! Com certeza essa sessão ficará na memória para sempre!

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Deuses Menores… Mesmo!

James Maliszewski, do Grognardia, está convocando voluntários a enviarem suas contribuições para seu novo projeto: “Petty Gods”.

O projeto consiste de uma espécie de manual contendo descrição e estatísticas de deuses menores, na verdade até mesmo minúsculos, do tipo que possam ser confrontados por um grupo de personagens de alto nível.

Divindades estranhas e com portfólios bem específicos, como o deus das fogueiras de acampamento ou a deusa dos jardins floridos, e que possam ser inseridos em qualquer cenário ou campanha sem grande dificuldade são os tipos com mais chances de serem aceitos dentro do projeto.

Aqueles que desejarem participar podem enviar suas contribuições no formato de descrições ou de ilustrações, até o dia 31 de dezembro de 2010. As estatísticas devem ser no sistema do Labyrinth Lords, ou outro sistema compatível, e seguir a umas poucas especificações bem abrangentes. Obviamente, os textos devem ser em inglês.

A coletânea de divindades menores deverá ser lançada como um PDF gratuito, provavelmente no início do ano que vem.

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Pré-Venda do Old Dragon

Sei que já é praticamente notícia velha, mas eu não poderia deixar de espalhar que desde o dia 03 de novembro já está em pré-venda a versão definitiva do Old Dragon.

Apesar de que segundo as fontes oficiais a edição especial de luxo limitada, no formato boxed set, ter se esgotado apenas 64 minutos após o início da pré-venda, ainda é possível adquirir o manual básico em sua versão comum, o que por apenas R$ 19,90 com frete já incluso é uma verdadeira pechincha (principalmente considerando o que já sabemos sobre o Old Dragon)!

A venda está sendo feita pelo sistema do PagSeguro, e permite transação por transferência eletrônica, cartão de crédito, ou boleto, o que facilita bastante para aqueles que preferem o bom e velho dinheiro na mão. A loja virtual do site oficial do jogo pode ser encontrada nesse link.

O lançamento oficial do Old Dragon (e a postagem dos livros comprados na pré-venda) está previsto para 15 de dezembro. Com certeza este tem tudo para ser o lançamento mais importante do RPG nacional neste ano.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...