quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Faça Você Mesmo: Convertendo Peças de Mage Knight Para o Padrão D&D

Algumas miniaturas de Mage Knight são realmente muito legais, apesar de a maioria precisar de uma pintura nova, já que a qualidade original de suas pinturas é meio precária. Além disso, são completamente compatíveis com os jogos de D&D. Ou melhor, quase.

O maior problema das peças de Mage Knight (e também de Horrorclix e Heroclix) é a base das peças, um dial muito maior do que o padrão das miniaturas costumeiras de D&D.

Felizmente, esses dials podem ser facilmente retirados e trocados por bases mais adequadas. No entanto, pelos comentários em duas postagens recentes que fiz, percebi que muita gente não tem muita segurança sobre como fazer isso. Então, aqui vai uma explicação básica de como proceder.

Materiais:

- miniaturas de Mage Knight (óbvio!)
- cola-tudo (tipo Super Bonder)
- estilete
- bases novas para a miniatura

Como fazer:

As miniaturas de Mage Knight, diferente das D&D Miniatures, não são uma peça única com suas bases. Muito pelo contrário, as miniaturas são apenas coladas nos dials, com algum tipo de cola-tudo. Isso torna bem mais simples retirá-las de suas bases.

GDSC0089Há também dois tipos de miniaturas: as em que a escultura é diretamente colada na base, e aquelas que possuem um tipo de disco de fixação. A figura acima permite ver bem o dois tipos.

Obviamente, as com o disco de fixação são mais simples de retirar, já que o risco de danificar a peça é menor. O outro tipo necessita maior cuidado na operação.

GDSC0091Para retirar as miniaturas, é necessário utilizar um estilete que esteja razoavelmente afiado. Eu na verdade utilizo uma faca de hobby (exatamente a da imagem acima), que é um tipo de cabo com lâminas de bisturi que podem ser trocadas.

A vantagem de uma faca de hobby é que ela possui diferentes formatos de lâmina, e a lâmina de topo chato da imagem é ideal para este trabalho. Eu comprei a minha bem barato numa dessas casas de 1,99 que não tem nada a R$ 1,99. No entanto, um estilete escolar comum também faz o serviço.

GDSC0088Então, coloque a lâmina do estilete sob a parte da miniatura que está presa no dial, na fresta que fica entre ambos, como mostra a imagem acima. Cuidadosamente force a lâmina do estilete contra a fresta, tentando aplicar a força de cima para baixo, ou seja, forçando a lâmina contra a base, e não contra a miniatura. Isso é importante, para evitar danos na miniatura.

Apesar de ser necessário cuidado, pode usar um pouco de força. O tipo de cola usada fica quebradiça depois de seca, então não costuma ser muito dificil soltar as peças.

Depois que a miniatura estiver solta, é só usar cola-tudo e prendê-la em uma nova base, de tamanho adequado. Você pode fazer suas próprias bases com papelão, madeira, resina, borracha, usar uma moeda de R$ 0,05, ou então utilizar bases próprias para isso vendidas por vários fabricantes (a maioria gringos, mas ao menos um brasileiro).

3 comentários:

  1. Igor eu sei que não tem nada a ver com o seu post, mas ando querendo criar um sistema meio old school, e então resolvi te pedir para me explicar como funciona as pericias no AD&D 3.5 seu (q admiro muito), pq meu ingles é pessimo, ate te pedi uma versão traduzida uma vez...
    Ai queria saber se as pericias são especificas de cada classe, se podem ser escolhidas, se são bonus ou Porcentagem, como são adquiridas e como progridem de nv/graduação...
    Obrigado desde já...

    ResponderExcluir
  2. @Pablo: Vou fazer uma postagem explicando as perícias do AD&D 3.5, aí se restar dúvida, você pergunta, ok?

    ResponderExcluir
  3. Após eu retira-las da base antiga, para coloca-la em outra eu tenho que comprar uma diferente ou fabricar um eu mesmo? Vc teria uma imagem de como ficaram as peças após a operação ser concluida?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...