domingo, 28 de novembro de 2010

Faça Você Mesmo: Pilhas de Lenha

Jogar RPG utilizando miniaturas é muito divertido, no entanto há um certo empecilho nisso: não é suficiente possuir apenas as miniaturas dos aventureiros e monstros, é necessário alguns componentes de cenário.

É possível resolver isso com mapas desenhados e outros tipos de marcadores. Mas marcadores não-fixos (o que exclui desenhos em um mapa) são sempre melhores, já que as personagens podem querem interagir com o cenário e mover coisas de lugar. E é sempre melhor que os marcadores móveis se pareçam com aquilo que representam.

Há algumas opções no mercado de peças de cenários para se usar com suas miniaturas, mas nem tudo precisa ser adquirido de terceiros. Algumas coisas podem facilmente ser feitas em casa.

Eu comecei com algumas peças bem simples, como por exemplo, pilhas de lenha. Quem estiver interessado, é muito fácil de fazer.

Materiais:

- um palito de churrasco (daqueles de fazer espetinho)
- cola-tudo (tipo Super Bonder)
- tinta acrílica
- estilete
- pincéis

Como fazer:

Primeiro deve-se utilizar o estilete para cortar o palito de churrasco em pequenos tocos, do tamanho que se deseja o comprimento final dos pedaços de lenha. Quem quiser utilizar uma pequena serra para isso também pode, mas não é realmente necessário, o estilete dá conta. Não faz diferença se você utiliza palitos de churrasco de madeira comum ou de bambu, o resultado final é o mesmo.

Após ter seis pequenos tocos do mesmo tamanho, é hora de colá-los. Comece colando três deles lado a lado com a cola-tudo. Após estarem colados, o que deve ser bem rápido, cole outros dois tocos sobre estes três primeiros, e por fim o último sobre estes dois. Eles devem ficar com a aparência de uma pilha triangular.

Lenha 1

Espere a cola secar completamente para começar a pintar. Isso é importante, já que você não vai querer seus pincéis com as cerdas coladas. Pinte as pilhas em tons de marrom, para representar madeira.

Está pronto! Faça mais algumas pilhas dessas, e você poderá utilizá-las em conjunto, para representar várias pilhas, ou então pilhas maiores e até mesmo barricadas.

Lenha 2

Com uma miniatura ao lado, para escala.

Lenha 3 Colocadas lado a lado e intercalando uma para cima e outra para baixo, forma-se barricadas de lenha.

Lenha 4 Quatro pilhas usadas em conjunto são suficientes para formar uma grande pilha de lenha.

4 comentários:

  1. Caramba!!!

    Adorei mesmo cara! Ficou muito bom!

    Para quem curte miniaturas de barris e caixas, o papercraft sempre ajuda!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Muito interressante.O resultado fica ótimo!
    Bem melhor que minha tática.Eu costumo sar dados de 6 faces para representar caixas,mesas,paredes e as vezes até monstros!

    ResponderExcluir
  3. muito boa!
    outra coisa facil de fazer é cerca (e carrinho d eão, carroça, etc.)
    compre um saco de palitos de picole, com as pontas quadradas. cola quente, de preferencia (a de silicone).

    pronto! pod fazer portas, caixas, cercas, etc.

    ResponderExcluir
  4. Legal! Só uma dúvida, como você conseguiu tirar as miniaturas de Mage Knight das bases originais e colocá-las nas bases da Kimeron sem danificar as miniaturas? O resultado ficou muito bom =)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...