quarta-feira, 20 de outubro de 2010

AD&D 3.5: Lista de Equipamentos

Deu trabalho mas eu terminei a lista de equipamentos do AD&D 3.5. E eu tenho de dizer que fiquei muito satisfeito com o resultado final. Uma lista bem extensa e completa, com praticamente tudo o que eu venha a precisar numa campanha. Mas nesse primeiro momento vou apenas falar dos equipamentos “comuns”, ou seja, nada de armas e armaduras por hoje.

Nessa lista, eu mantive uma divisão de categorias bem similar à presente na 2ª edição do AD&D, mas incluindo alguns grupos de ítens a mais. Essas categorias são meramente organizacionais, não refletindo nenhum tipo de regra ou caracteristica de sistema. Como já era de se esperar, também incluí descrições razoavelmente detalhadas para a grande maioria dos objetos (apesar de não ter uma descrição para o baldinho de madeira…).

As categorias nas quais dividi os equipamentos são:

Acomodações e Provisões: inclui alimentação e alojamento, provisões, ervas, e serviços mundanos e mágicos. As ervas foram adicionadas para dar alguma inspiração no uso de perícias como herbalismo e conhecimento da natureza (e porque todo mundo precisa de acônito um dia).

Vestimentas: Para essa categoria eu optei pelos moldes do AD&D 2ªed, onde as roupas são descritas por peça e não por “conjunto”, como no D&D 3ªed. Sempre fiquei incomodado com o fato de não ter uma referencia de quanto custa um chapéu ou uma bota, por exemplo.

Equipamentos Diversos: Essa é a categoria mais ampla, naqual se encontram a maioria das coisas que um aventureiro vem a necessitar ao longo de sua carreira. Inclui também duas sub-categorias bem específicas: ítens religiosos, que são auto-explicativos, e substâncias especiais, que são basicamente substâncias que podem ser feitas por alquimistas e herbalistas. Eu acabei optando por incluir apenas os ítens alquimicos por assim dizer mais “realistas”, ou seja, aqueles que não invadem o campo dos ítens mágicos.

Animais e Transportes: Essa última categoria engloba vários tipos de animais, veículos e meios de transporte, assim como peças e partes destes, selas e arreios.

Provavelmente esse será o material mais útil para aqueles que não vão largar suas versões prediletas do D&D, ou mesmo de outros jogos de fantasia, para usar as regras do meu AD&D 3.5, já que a lista de equipamentos é facilmente utilizável com outros sistemas.

Penso que a lista é ampla o suficiente para tornar possível aventuras em diversos tipos de cenários, baseados em diversas culturas diferentes. Um PDF da lista pode ser baixado aqui para apreciação e uso em suas campanhas.

3 comentários:

  1. Sou RPGista inciante e estou órfão de grupo. Tb sou de Pinhais! Se tiver alguma mesa rolando pro perto e precisando de um noob -> msn willian@curitiba.org Abraço!

    ResponderExcluir
  2. mas..mas...e o baldinho?

    pobrezinho...vou criar uma tirinha do baldinho e verei se o Elf/Cal adota ele :D

    ficou muito foda. ja baixei e é uma pena q ja acabamos a campanha de Gh, se nao eu usava com certeza!

    olha so, se vc colocou preços para magias, sera q nao seria legal colocar de henchmen tb?

    abraço e parabens!

    ResponderExcluir
  3. Olá. Sou autor do blog http://contosderpg.blogspot.com e gostaria de propor parceria na troca de banners. Também a convido a baixar meu arquivo . pdf que compila contos meus no link http://www.4shared.com/document/yhA0DBqY/Contos_de_RPG.htm

    Desde já agradeço e sucesso a todos nós.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...