sábado, 11 de setembro de 2010

Pensamentos a Respeito do Senhor das Feras

Vasculhando o mundo internético do RPG Old School, como de costume, eu me deparei com uma velha postagem (nem tão velha, de 4 meses atrás) no B/X Blackrazor.

Nessa postagem, o autor, JB, descreve sua versão de uma classe chamada por ele de Beastmaster: um tipo de guerreiro selvagem, apto para se virar em ambientes naturais e com habilidades de se comunicar com animais.

Exemplos do arquétipo não faltam na literatura: o mundialmente conhecido Tarzan, de Edgar Rice Burroughs, e Mowgly, o menino lobo, de Rudyard Kipling, sendo os mais óbvios. Até mesmo o duvidoso filme de 1982 The Beastmaster traz como protagonista alguém que poderia se encaixar no arquétipo.

Jusko_Tarzan_and_the_Golden_LionLendo a classe, me pareceu que ele teve razão em construí-la, pois esse é um arquétipo inexistente como classe no D&D. Claro que alguém poderia citar que o ranger ou o bárbaro ocupam esse nicho, mas eles não são exatamente a mesma coisa. O ranger é em geral civilizado demais, e o bárbaro é muito mais voltado para o combate (e até ele parece civilizado demais!). E, além disso, nenhum deles realmente fala com os animais como iguais.

A idéia da classe me pareceu muito boa, e enquanto pensava no assunto, algumas boas idéias me passaram pela cabeça no tocante a como construí-la (ou talvez eu devesse dizer adaptá-la) para o AD&D 3.5, tornando-a uma classe de unnarmed-warriors.

A grande questão é: o esforço vale a pena? Por favor, deixem suas opiniões.

6 comentários:

  1. bom...eu acho q nao vale muito a pena nao.

    quero dizer, de certa forma, é uma mistura de ranger com druida, e uma pitada de barbaro (hehehe). sei la, se aintenção é simplificar, creio q nao vale a pena no inicio. com o decorrer do tempo, se vc sentir q vale a pena expandir, faça como tdas as ediçoes do jogo: crie um suplemento

    ResponderExcluir
  2. @Rafael: Só pra esclarecer, a idéia da classe, na verdade, não tem nada de druida, e muito pouco de bárbaro. Seria mais uma mistura de ranger e monge.

    Mas obrigado pela sugestão.

    ResponderExcluir
  3. nao igor, eu quis dizer em relação a se comunicar com os animais. é como se o ranger "se desse bem" comos animais, mas o druida entende mesmo dos bichos. e de barbaro, era so no sentido de "selvagem" mesmo. na real, eu so repeti e refleti sobre seus exemplos, nao era uma sugestao. ^__^
    se eu fosse fazer, ele seria um warrior (dã), mas no nivel de luta do ranger mesmo, só que com a interatividade com a natureza do druida

    ResponderExcluir
  4. @Rafael: A sugestão pela qual eu agradeci foi a sobre o suplemento.

    ResponderExcluir
  5. Achei a idéia interessante. Seria parecido com aquele desenho animado... esqueci o nome! Que tinha um muleque que tinha ido parar na época das cavernas e tinha um personagem que era um senhor das feras... deixa pra lá.

    Realmente seria um mix de outras classes, mas seria possível criar características específicas para essa nova classe. Eu gostaria de ver essa idéia expandida.

    ResponderExcluir
  6. ae, to fazendo uma classe, Senhor das Feras tmb, e nao tem nada haver, com monge ou druida simplesmente e um kra que comanda animais, logico que ganha algumas habilidades que o deixam mais parecido com as feras que comanda, ele ganha garras e um ataque de mordida, quem tiver enteressado a ler e so me da um toque.
    senhorvacao@hotmail.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...