quinta-feira, 23 de setembro de 2010

AD&D 3.5: O Ladrão

Thief Findas as classes dos Homens-de-armas é hora de começar a falar um pouco do grupo dos Ladinos, ou Rogues, e a classe básica deste grupo é o Ladrão (Thief).

O ladrão é uma personagem de furtividade e subterfúgios, possuidor de habilidades variadas. Mas se tem algo que o ladrão não é, com certeza, é um bom combatente. Ladrões roubam e se escondem, não pegam em armas e correm pra enfrentar oponentes de peito aberto.

Por isso, no AD&D 3.5 o ladrão assim como os demais membros do grupo de classe dos Ladinos recebe o segundo pior bônus de acerto entre todos os grupos de classes (apenas os Arcanos recebem um bônus de acerto ainda menor), aos moldes do que já acontecia no AD&D 2ªed. Além disso, ladrões recebem d6 como dado de vida, só podem usar armadura leves, armas de longa distânca e armas de corpo-a-corpo que possam ser usadas com apenas uma mão.

Mas isso não quer dizer que os ladrões não saibam nada da arte do combate. Em geral, eles são muito bons em se manter vivos. Sendo individuos ágeis e rápidos, eles aprendem a utilidade de se esquivar em um combate (Dodge). Também são muito bons na arte da luta suja, sendo capazes de tirar vantagem de inimigos desavisados (através das habilidades Backstab e Sneack Attack), assim como sempre estão atentos a ataques traiçoeiros desse tipo (Combat Sense).

Para executar sua profissão de forma adequada, ladrões precisam ser capazes de escalar, saltar, andar sobre superfícies estreitas, e outras atividades acrobáticas necessárias para invadir casas e fortalezas onde as riquezas se encontram. E tudo isso precisa ser feito rápido e sem erro. Por essa razão, ladrões recebem as habilidades Acrobatics, Climb e Nimble.

Mas não são apenas muros que protegem as riquezas tão cobiçadas, à vezes é necessário destrancar algumas portas (Open Lock) e procurar por armadilhas mortíferas utilizadas pelos mais paranóicos (Find Traps), e que obviamente precisarão ser desarmadas (Remove Traps). Mas a vida de um ladrão não é tão simples assim, às vezes tudo dá errado e você é capturado. Aí é bom saber alguns truques para fugir de cordas e algemas (Escape Artist), e ladrões um pouco mais experientes não raro sabem até mesmo como cavar uma saída da prisão com pouco mais do que uma colher; uma habilidade que também é útil quando você deseja entrar em algum lugar bem guardado (Tunneling).

Contabilizando os lucrosE toda essa operação fica muito mais simples quando o gatuno em questão é capaz de observar e estudar o local a ser invadido com antecedência (Accurate Planning). É também necessário ser atento (Perception) e conseguir passar despercebido (Stealth) para praticar a arte da gatunagem, já que um ladrão que é frequentemente capturado é um ladrão pobre, ou pior, um ladrão morto!

Mas nem só de invasões vive um ladrão. Um ladrão de mãos ágeis pode conseguir bons ganhos batendo carteiras nas ruas ou roubando em jogos de azar (Sleight of Hands). Há também a parte social da vida de crimes; as grandes cidades são comumente dominadas por guildas de ladrões e é muito útil que estes membros consigam se identificar e trocar informações sem levantar suspeitas. Para isso, os ladrões desenvolveram uma gíria própria, conhecida apenas pelos de sua profissão (Cant).

Por fim, alguns dos tesouros mais impressionantes não se encontra na forma de moedas e jóias, mas sim na forma de informações. Um ladrão experiente aprende o verdadeiro valor desse tipo de tesouro e desenvolve a habilidade de decifrar escritos mesmo quando estes encontram-se em línguas desconhecidas a ele (Decipher Script). Afinal, não importa as palavras exatas que são usadas, mas sim o significado geral do texto! Também é necessário saber o valor do que se está roubando, e por mais que o ladrão não saiba o valor real de se fazer alguam coisa, ele sabe muito bem por quanto se pode vender qualquer coisa nas ruas (Appraise).

O preview da classe em .PDF pode ser baixada aqui; opiniões e sugestões nos comentários são bem vindas.

3 comentários:

  1. E depois o ladrão que é vagabundo! Tem que ser uma enciclopédia ambulante! Nada mais justo ganhar um dinheirinho por fora.. hueheeuheu

    E essa é a coisa que eu mais fico de cara de não ser básico da DnD 3.5:

    "E toda essa operação fica muito mais simples quando o gatuno em questão é capaz de observar e estudar o local a ser invadido com antecedência (Accurate Planning)"

    Habilidade mais justa ever...

    ResponderExcluir
  2. Cara, muito boa descrição e interação entre texto e mecânica. Parabéns pelo trabalho.

    ResponderExcluir
  3. e deem graças a deus por ele nao ter mais d4 como dados de vida

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...