segunda-feira, 17 de maio de 2010

AD&D 3.5: O Guerreiro

As coisas andaram meio paradas aqui no Dungeon Compendium ultimamente, mas chegou a hora de voltar à ativa de vez. Após falar das metamagias, vou começar a falar um pouco sobre cada classe. E como não podia deixar de ser, a primeira delas é o Guerreiro.

O guerreiro é a mais básica das classes dentro do mais básico dos grupos de classe, os Homens-de-armas (ou Warriors). Isso implica que, de certo modo, é a classe mais simples do jogo. Mas o fato de ser a mais simples não pode fazer com que a classe não tenha apelo nenhum quando comparada às demais classes, principalmente frente ao outros homens-de-armas.

Como todos os warriors, o guerreiro tem a capacidade de realizar vários ataques por rodada, independente da forma de ataque. Além disso, recebe melhores bônus de acerto que os membros dos demais grupos de classes.

Entretanto, na minha concepção, o guerreiro difere dos demais warriors (e conseqüentemente, também dos unarmed-warriors), por ser ele o verdadeiro especialista em combate armado. As demais classes podem ter várias outras habilidades e pequenas vantagens, mas ninguém é mais hábil ao lidar com uma arma do que o guerreiro.

Essa característica se manifesta primeiramente através da capacidade de especialização em arma (ou weapon specialization), que confere além de um bônus de acerto e dano com um tipo de arma em específico, também aumenta a freqüência de ataques por rodada com aquela arma. Conforme o personagem avançar de nível, ele poderá escolher uma segunda arma na qual também será especialista.

Guerreiros também recebem um pequeno bônus para desarmar oponentes e resistir a desarmes. No segundo nível, eles podem escolher um estilo de combate (combat style) no qual se especializar. Cada estilo de combate confere algumas vantagens quando lutando de determinada forma, e são divididos em cinco tipos: Combate com Uma Arma, Combate com Duas Armas, Arma e Escudo, Armas de Duas Mãos, e Combate a Distância. Como qualquer um pode atestar, esses são os mesmos estilos de combate presentes no Complete Fighter's Handbook do AD&D 2ªed, com algumas poucas modificações.

Por fim, no 8º nível, o guerreiro ganha a habilidade improved critical com qualquer arma na qual ele for especialista (armas apenas, não estilos completos). Isso significa que a “margem de crítico” da arma aumenta em 1 ponto (se a regra opcional de crítico diferenciado por arma não estiver sendo usada, isso significa 19 ou 20 no dado).

Há ainda uma habilidade chamada combat dominance, que torna o guerreiro uma verdadeira máquina de devastação contra oponentes com 1 dado de vida ou menos.

Um preview da classe em .PDF pode ser baixada aqui (em inglês).

2 comentários:

  1. o q gosto do guerreiro é a diversidade de papeis que ele pode assumir: protetor, heroi, mercenario, justiceiro....samurai,viking, militar...meio que guerreiro e ladrao sao "classes default" num mundo de fantaisa, na minha opiniao. ou se ganha a vida com força e suor, ou com esperteza e furtividade. sempre q tenho duvido quando à classe de algum npc q já fora heroi um dia, geralmente fico entre essas duas, q me parece mais "humanas"

    ResponderExcluir
  2. Ladinos e homens-de-armas sempre foram meus prediletos também. Sempre achei que o ladrão e o guerreiro eram as classes mais versáteis, suas habilidades sendo muito pouco presasem relação a descrição e efeito. Afinal, é possível imaginar milhões de formas de se realizar um ataque, por exemplo.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...