sexta-feira, 16 de abril de 2010

Faça Você Mesmo: Beholder!

Uma das características fortemente associadas ao RPG Old School é a idéia de “Make Yourself”, ou “Faça Você Mesmo”. Isso advém do fato de que nos primórdios do RPG (a era do OD&D) não havia muito material disponível, e por isso os jogadores tinham de fazer eles mesmos as coisas das quais sentiam necessidade. Hoje, parte da causa disso é também o fato de que os jogos Old School não são mais comercializados, ou se o são (como o caso dos retroclones), não são amplamente comerciais a ponto de se ter todo o tipo de material disponível.

Esse “fazer” se reflete em tudo, desde criar novas regras, monstros, classes, módulos, suplementos, sistemas inteiros, até a criar coisas mais “físicas”, como mapas, escudos do mestre, etc.

Juntando essa idéia ao meu gosto por miniaturas, eu pensei: “Por que não fazer miniaturas?” Não estou falando de se tornar um fabricante profissional de miniaturas, mas apenas fazer aqueles monstros que você não acha em lugar nenhum, ou que são muito caros de comprar por aí.

Como não sou nenhum escultor profissional, eu não me arrisco a fazer monstros muito complexos. Fico apenas com aqueles mais simples e de certo modo “disformes”. Meu primeiro experimento foi com o beholder. Tive a idéia ao ver esse site, onde o dono mostra alguns beholders feitos por ele e até explica como os fez. Foi aí que eu tive a revelação de que, no fim das contas, um beholder não passa de uma esfera cheia de tentáculos e com uma boca.

Então, se você também quiser se aventurar a tentar fazer o seu beholder, segue a minha receita.

Materiais:

- uma bola de isopor (do tamanho que você deseja que o beholder fique. Lembre que no fim ele ficará razoavelmente maior do que o tamanho original da bola)
- arame
- massa de biscuit (que você pode fazer se for hábil pra isso, ou então comprar pronto por menos de R$ 10,00 em casas de artesanato)
- um canudo transparente (sugiro aqueles de caixinhas pequenas de suco pronto, costumam ser mais resistentes)
- um palito de churrasco
- cola branca
- tinta acrílica
- verniz acrílico spray
- estilete
- alicate (para cortar o arame)
- pincéis

Como fazer:

A idéia é usar a bola de isopor e o arame para criar um “esqueleto” para o bicho. Primeiramente, você terá de cortar o arame e moldá-lo no formato dos tentáculos. Eu aconselho dobrar e torcer o arame, para ele ficar mais grosso, antes de moldá-lo. Após fazer os 10 tentáculos, espete-os na bola de isopor, onde ficarão os tentáculos. É bom também espetar a bola de isopor num palito de churrasco, para usar de apoio ao trabalhar.

Beholder Esqueleto Coloque um pouco de cola branca nos pontos onde o arame espeta o isopor, para manter os tentáculos no lugar, e espere secar.

Após isso, é hora de começar a esculpir o bicho propriamente dito. Determine onde ficará a boca, e faça uma espécie de vala no isopor. Estique a massa de biscuit e comece a recobrir o esqueleto. Cubra o interior da “boca”, a bola de isopor, e os tentáculos. Lembre de deixar um pouco mais de massa na extremidade dos tentáculos, onde serão esculpidos os olhos.

Nesse momento, é possivel esculpir o que você quiser no beholder. O importante é a boca e o olho central. Coisas como uma “sobrancelha” e os dentes podem ser esculpidos separado e juntados ao corpo depois, enquanto a massa ainda estiver úmida. Um estilete, palito ou alfinete ajuda a fazer vincos e detalhes. O orificio onde o palito de churrasco foi fincado deve ser mantido aberto, pois será importante depois.

Beholder Albino Note que eu optei por um beholder com visual mais “old school”, ou seja, corpo mais redondo, sem muitos penduricalhos. Mas cada um pode optar pelo que mais o apatecer.

Agora é só esperar secar. Devido á bola de isopor no centro, pode levar um tempo maior, dependendo do clima, mas deve levar uma semana no máximo. Já seco, é só pintar.

Como a massa de biscuit absorve um pouco a tinta, é muito importante fazer uma pintura base (o chamado primer). Eu optei por um primer preto no corpo, e branco nos olhos e dentes.

Beholder Preto

Primer seco, a pintura final pode começar. Beholders são diferentes entre si, logo pode-se pintar como se der na telha! Depois de pintado e seco, umas duas mãos de verniz para manter a integridade da pintura são bem vindas. O ideal é usar uma ou duas demãos de verniz brilhante, e uma de verniz fosco, para uma aparência mais “real”.

Beholder Final 1 Vai ser necessário construir uma base para o beholder também. Pode-se fazer isso apenas com a própria massa de biscuit, ou com um disco de madeira ou outro material. Eu usei borracha de fazer sola de chinelo (compra-se em casas de sapateiro), pela facilidade de cortar e perfurar. Também recobri a base com massa e esculpi um piso de dungeon, masse for fazer isso é bom saber que a massa de biscuit encolhe um pouco ao secar, e com isso pode empenar a base se o material sobre o qual foi colocada for flexível. Um peso sobre a massa enquanto ela seca impede esse incômodo.

A base também precisa ter um orifício apenas suficiente para encaixar o canudo transparente. Esse canudo (que você deve cortar no tamanho que achar apropriado), vai se encaixar no buraco deixado pelo palito de churrasco, dando a impressão de que o beholder “flutua”. O resultado final deve ficar mais ou menos assim (podem ver que a base do meu empenou um pouco):

GDSC0008

Se alguém se aventurar a fazer seus próprios monstros, por favor, me deixem saber!

10 comentários:

  1. Se mais nada der certo vou escravisar o Igor pra fazer miniaturas de monstros em bicuit e dedoches do OotS pra eu vender. xP

    ResponderExcluir
  2. Uma vez eu tentei fazer um beholder de argila.Até qu fico legal,mas ele os olhos quebraram e acabo ficando meio tosco.Vo tenta faze esse ai de isopor.

    ResponderExcluir
  3. Cara parabéns ficou muito bacana! Eu fiz as miniaturas de todos os Pjs do nosso grupo, através de imagens que eles escolheram, mas são miniaturas de papel. Gostei muito do resultado. De uma olhada: http://rpgdosertao.blogspot.com/2010/06/novas-miniaturas-de-papel.html
    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Caramba você é muito bom cara, posso divulgar no meu forum o link para esses seus trabalhos? http://dragoesmemordam.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. @Mago: Muito obrigado pelos elogios. E é claro que pode divulgar, sem problemas!

    ResponderExcluir
  6. Aproveitei sua ideia, e criei um para minha mesa de rpg,olha como ficou
    http://norgantos.deviantart.com/#/d4tkr3h

    ResponderExcluir
  7. Massa! O beholder é um dos meus monstros favoritos! Tenho umas miniaturas feitas por mim no meu blog. O endereço é http://diceplague.blogspot.com.br/search/label/sculpting Já adicionei o seu excelente blog no meu blogroll. Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo elogio.

      E dei uma olhada no seu blog, você é um escultor bem melhor do que eu! Muito bacana suas miniaturas.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...