terça-feira, 6 de abril de 2010

Escolha a Cor do seu Goblin!

dat

A um tempo atrás, baseado em um comentário surgido em uma sessão de D&D, decidi começar uma espécie de pesquisa. A questão levantada foi a respeito da cor dos goblins.

imagem No D&D, goblins são descritos como sendo "criaturinhas humanóides com a pele variando do amarelo ao vermelho", e eu me lembro de sempre ter sido assim desde o BD&D pelo menos. O fato curioso é que sempre que pensamos em goblins, pensamos em homenzinhos verdes (tirando um amigo meu que imagina eles translúcidos, como pacotinhos de ar, cheios de numerozinhos que vão para o seu xp se você matar...), mesmo com a base dos modernos RPGs de fantasia postulando que eles são de amarelos a vermelhos.

Isso me intrigou bastante. Por que pensamos sempre em goblins verdes? Onde surgiu originalmente esse conceito? E por que ele tem tanta força em nossos imaginários coletivos? Então comecei a procurar qual a fonte mais antiga de onde havia menção a goblins verdes, para matar a minha curiosidade inutil de gente desocupada.

goblin warcraft Eu creio que no videogame Warcraft (desde o primeiro) os goblins sempre foram verdes, mas essa não é uma fonte tão antiga assim.

Então, a pesquisa naturalmente levou à origem do termo goblin. E parece que o termo "goblin" vem de "kobold", que na mitologia germânica eram uns anõezinhos servos. Mas até aí, parece que nenhum deles era verde também.

Então, era hora de recorrer ao Professor Tolkien. A questão do Tolkien é bem complicada. Aparentemente, ou ele nunca chegou numa conclusão do que eram goblins e orcs, ou sabia perfeitamente e nunca teve oportunidade de explicar. No hobbit, são citados os goblins como inimigos (ao menos no original em inglês), inclusive como um dos exércitos da Batalha dos Cinco Exércitos. Os personagens também passam por "Goblintown", onde derrotam o “Goblin King”. Neste mesmo livro, Gandalf fala para Bilbo sobre "goblins, hobgoblins e orcs" quando está falando dos perigos das Terras Ermas. Mas em outros livros e textos, os termos "orc" e "goblin" parecem ser misturados, quase como que significando a mesma coisa. De qualquer forma, não tem muitas referências a eles serem verdes, parecendo mesmo que eles são da mesma cor que os homens, talvez apenas com tons de pele mais doentios.night goblins warhammer 2

goblin_warrensIsso me levou à próxima referência de goblins verdes razoavelmente antiga que tenho: o jogo Warhammer (se é que os goblins eram verdes desde a sua origem nesse jogo). O Warhammer data de 1983, e minha opinião inclusive é de que as aparências dos orcs e goblins verdes do jogo Warhammer são o que provavelmente influenciou os goblins e orcs do Warcraft (o primeiro é de 1994), e também do cardgame Magic: The Gathering (lançado em 1993).

Mas será que não haveria nenhuma menção a goblins verdes mais antiga que isso (1983)? Foi então que eu tive um “click”…

Acho que descobri onde talvez tenha aparecido a primeira menção a um goblin verde.... o "Green Goblin", nosso conhecido Duende Verde, inimigo do Homem-Aranha, surgido em 1964 (precedendo até mesmo o OD&D). Provavelmente, a cor deste personagem só tenha sido escolhida graças à sonoridade do nome, e ao contraste de cores na aparência final do personagem, e não tenha mais nenhum outro fundamento. De qualquer forma, acho que veio daí a idéia de representar os goblins verdes no Warhammer e em vários outros cenários. Assim, seria tudo culpa do Stan Lee...

GreenGoblinIsso foi tudo o que eu consegui levantar a respeito da cor dos goblins. Se alguém tiver alguma outra fonte, ainda mais antiga, de goblins verdes, poste nos comentários!

11 comentários:

  1. Quer dizer que o Goblin e o Kobold são a mesma pessoa?

    ResponderExcluir
  2. Acredito que as representações no imaginário são por causa das artes.

    Gilson

    ResponderExcluir
  3. Ah sim, com certeza são as artes que marcam a nossa imaginação. A questão era só descobrir porque tantas artes usam a cor verde para os goblins.

    ResponderExcluir
  4. Talvez no imaginários dos artistas, ou de um artista inicial, os goblins fossem verdes.

    Gilson

    ResponderExcluir
  5. Pra mim todos os monstros tem a mesma aparência da 2nd Ed, quando eu comecei a jogar o mestre sempre tampava o nome e as estatisticas pra mostrar a foto do individuo no livro.. o_o

    Por isso os beholders pra mim sempre aparecem em um grupo feliz e colorido.. =p

    ResponderExcluir
  6. O post é muito bom, como sou das antigas e minha fonte primordial foi o livro dos monstros, no meu cenário eu considero as cores dos goblins como "raças" de goblins.

    Eu já fiz isto com os homens-lagartos, vc me deixa usar seu post como inspiração para um similar pra eu fazer no Pensotopia. :))

    ResponderExcluir
  7. Vai fundo, vou gostar de ver as cores dos homens-lagarto!

    ResponderExcluir
  8. Agora fiquei curioso, vou pesquisar também! =D

    ResponderExcluir
  9. Faltou uma referência muito importante aí! The princess and the goblin, De George MacDonald. O Tolkien mesmo se baseou nessa história, um clássico da literatura americana, publicada em 1872. Até onde sei, foi uma das primeiras aparições de um goblin na literatura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, esqueci desse conto. Mas também acho que nunca li a versão original, e não sei se lá é descrito qual a cor dos goblins. Você sabe me dizer se lá fala qual a cor da pele do goblin?

      Excluir
  10. nos folclores escandinavos e nos poemas celtas, goblins, anões, gnomos e duendes comumente são descritos como seres pequenos e esverdeados, creio que veio dai a definição de cor

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...