sábado, 17 de abril de 2010

Bestiário Old School: Homem-camaleão

Uma postagem recente no Pensotopia, do colega Danielfo, me levou a pensar em uma hipótese: E se houvessem homens-lagarto baseados em outras espécies de lagartos reais, e não apenas em varanídeos?

Tá, ok. Parece um pensamento estranho, afinal, quem pensaria em "varanídeos"? Mas eu explico: sou biólogo e esse tipo de coisa eventualmente passa pela minha cabeça. Mas, de qualquer forma, o fato é que isso me fez pensar que, além de ser plausível a existência de tribos de homens-lagarto de cores diferentes mas com exatamente as mesmas habilidades, poderiam existir também algumas raras variações onde além da aparência, outras características também mudassem, baseado no tipo de lagarto do qual descendem.

Levando essa idéia adiante, apresento a vocês minha própria variação de homem-lagarto (com estatísticas para AD&D 2ªed):

Homem-Camaleão (Homem-Lagarto)

Clima/Terreno: Florestas tropicais, subtropicais, estepes e desertos
Freqüência: Muito raro
Organização: Tribal
Período de Atividade: Qualquer
Dieta: Carnívoro
Inteligência: Média (8-10)
Tesouro: D
Alinhamento: Inconstante (tendendo ao Mal)
Quantidade de Encontro: 1d8+7
CA: 5
Movimento: 6, Es 8
Dado de Vida: 2+1
THACO: 19
Número de Ataques: 3
Dano/Ataque: 1d2/1d2/1d6
Ataques Especiais: Língua pegajosa
Defesas Especiais: Camuflagem, Visão periférica, Ultravisão
Resistência à Magia: Nenhuma
Tamanho: M (1,65m)
Moral: 13
Valor de XP: 100

Homens-camaleão são humanóides reptilianos selvagens que vivem de caça, saques e emboscadas. Os adultos têm aproximadamente 1,60m a 1,65m e pesam por volta de 60kg. A cor de suas peles escamosas variam do amarelo ao marrom, passando por todos os tons de verde, apesar de que todos possuem a capacidade de mudar suas cores à vontade. Possuem uma longa cauda preênsil, que usam para se segurar aos galhos das árvores e para manipular ferramentas. Algumas tribos apresentam um ou dois chifres no focinho.

Combate: Em combate, homens-camaleão tendem a lutar de forma organizada, preparando emboscadas. Quase sempre utilizam de sua habilidade de mudar de cor para camuflar-se, e movendo-se lentamente, atacam seus oponentes de surpresa. Quando fazem isso, impõem um redutor de -5 nos testes de Surpresa dos oponentes. Também costumam usar sua habilidade de mudar de cor para transmitir mensagens codificadas a seus companheiros sem precisar emitir som algum.
Homens-camaleão também possuem a capacidade de mover seus grandes olhos independentemente um do outro, e dessa forma seus oponentes não recebem bônus por flanqueá-los ou por atacá-los pelas costas. Também são capazes de enxergar no espectro ultravioleta a até 120m.
Além de seus ataques normais de garra/garra/mordida, eles podem realizar um ataque com suas línguas, que alcançam a até 3m de distância, com um bônus de +1 no ataque. A extremidade pegajosa de suas línguas é capaz de grudar em qualquer superfície, e ainda que não cause dano, pode ser utilizada para pegar objetos distantes, desarmar oponentes, ou mesmo arrastar presas (e inimigos) para suas mandíbulas (considere dano automático de mordida). Homens-camaleão também podem utilizar armas ao invés de garras, preferindo lanças, clavas e redes.

Habitat/Sociedade: Homens-camaleão são normalmente encontrados em florestas, vivendo sobre as árvores, mas algumas tribos já foram encontradas vivendo em desertos. Uma tribo raramente apresenta mais de 80 indivíduos, incluindo fêmeas e filhotes. Eles são desconfiados e espertos, e é comum realizarem acordos com outras espécies para proteção mútua. Em geral são nômades e são capazes de produzir armas rústicas e artesanato simples, como cestos, colares e pulseiras.
São carnívoros que preferem presas frescas, apesar de poderem se alimentar de vegetais em casos de extrema necessidade, e não apresentam nenhuma ressalva em alimentar-se de carne humana. É comum capturarem vítimas ainda vivas para escravidão ou para devorarem em banquetes.

Ecologia: Homens-camaleão não possuem predadores naturais, mas é comum disputarem território com tribos de homens-lagarto e dragões verdes. Eles predam comunidades de humanos, semi-humanos e humanóides nas proximidades de seu território, se existirem. Suas peles podem ser usadas para a confecção de itens mágicos com habilidades de camuflagem.

2 comentários:

  1. Meu Deus que bicho maligno! Num tem como pegar o bicho de surpresa e ele sempre pega VOCÊ distraído! Imagine fazer um rogue com isso... PIOR imagine jogar de rogue contra isso! o_o

    ResponderExcluir
  2. Ninguém falou que a vida do aventureiro old school era fácil...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...