quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Resenha: Kimeron Miniaturas

Kimeron 1 E aqui estréia a primeira resenha do Dungeon Compendium! Quer dizer, nem sei se o termo “resenha” se aplica, já que não sei se é possível fazer uma resenha de objetos. Sim, objetos. Miniaturas, para ser mais específico.

Por mais que no inicio do hobby as miniaturas não tivessem muita função além de marcar a ordem de marcha do grupo, o RPG deriva dos wargames, que abusam do uso de miniaturas. Mesmo as edições mais recentes do D&D tornaram o uso das miniaturas quase indispensáveis. Ainda que eu reconheça que miniaturas não são necessárias para jogar, não nego que tenho um interesse especial nelas, e que sendo eu do tempo do Hero Quest, as miniaturas tiveram um forte impacto em minha formação como RPGista.

Por isso, sempre fico de olho no mercado de miniaturas, vendo o que há de novo. Acostumado à ausência de material nacional no ramo das miniaturas, fiquei muito surpreso (e, por que não dizer, feliz) ao encontrar a Kimeron Miniaturas. Inicialmente oferecendo apenas umas poucas variedades, a linha vem crescendo consideravelmente, mesmo que em um ritmo não muito acelerado.

Focado em miniaturas num estilo mais Old School, parecidas com aquelas miniaturas de chumbo que encontrávamos no fim da década de 1980 e inicio da década de 1990, as miniaturas Kimeron são confeccionadas em resina com esqueleto de arame, e são pintadas à mão. Seguem o padrão de escala de 28mm, sendo completamente compatíveis com miniaturas de outras empresas do ramo, assim como com as D&D Minis e o wargame Warhammer. Todas as peças são esculturas originais próprias da marca Kimeron, produto 100% “brasuca”.Kimeron 2No que tange à qualidade das esculturas, os primeiros modelos apresentam uma qualidade um pouco inferior aos modelos mais recentes, que são realmente muito bons. É possível notar a evolução do trabalho, que tende apenas a melhorar ainda mais. A qualidade da pintura é muito superior à das D&D Minis, com grande atenção aos detalhes e um bom trabalho de luz e sombra. Ainda que seja um trabalho de pintura “comercial” e não “artítisco”, mesmo assim é muito bom.

Mas a maior atração da Kimeron Miniaturas são os kits de cenário simulando dungeons, que são incríveis. Perfeitos para as aventuras de RPG que se desenrolam em dungeons, castelos, fortalezas, etc, são feitos também em resina, pintados à mão, e completamente em escala com as miniaturas de 28mm. Até onde sei, é material sem igual no Brasil, e muito mais em conta do que o encontrado no exterior.Kimeron 3Não fosse tudo isso, a Kimeron Miniaturas ainda faz peças sobre encomenda, seguindo a descrição passada pelo comprador. Nesse caso, são peças únicas, e o preço é variável, dependendo do trabalho em questão.

Sendo uma empresa razoavelmente nova no mercado, a Kimeron Miniaturas ainda tem uma produção quase artesanal, o que faz com que os pedidos ainda levem alguns dias para serem atendidos, mas não chega a ser um problema. As miniaturas podem ser adquiridas entrando-se em contato diretamente com o criador das peças, através do contato presente em seu blog, ou então pelo seu perfil do Orkut, onde também é possível ver os preços e fotos de seu trabalho.

Se você é do tipo que gosta de utilizar miniaturas em seus jogos, e principalmente tem interesse em peças de cenário, recomendo que dê uma olhada no material da Kimeron Miniaturas.

Fotos: Kimeron Miniaturas - divulgação

Um comentário:

  1. Aeeehhh... Cara fico realmente feliz em poder ver que meu trabalho ser reconhecido pois e algo que realmente gosto de fazer... valew msm por toda força...
    forte abraço grande Igor!!!
    o/ muito obrigado

    Kimeron miniaturas.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...