segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

As Várias Edições do D&D: A Década de 1990

Nesta postagem, veremos as edições dos anos 1990, a época na qual eu conheci o Dungeons & Dragons e comecei a jogar. Podemos dizer que esta foi a “década do AD&D 2ªed”, e também foi a última década de vida do BD&D “oficialmente”.

1991 - Dungeons & Dragons Rules Cyclopedia - Aaron Allston

No ano de 1991, as regras as várias caixas do BD&D de Frank Mentzer foram compiladas, levemente revisadas, e reunidas em dois livros de capa dura. Assim, o D&D Rules Cyclopedia cobria toda a informação necessária para começar a jogar, e evoluir seu personagem até o nível 36, enquanto Wrath of the Immortals tratava de personagens que foram para além do nível 36 e tornaram-se “Imortais”.

Apesar de o Rules Cyclopedia ter sido a 5ª e última edição oficial do BD&D, nesse mesmo período foram lançadas ainda pelo menos mais três caixas introdutórias ao jogo, que utilizavam as regras desta edição. Entre estas três caixas, encontra-se a nossa velha conhecida “caixa preta da Grow”, o que faz com que o Rules Cyclopedia seja uma espécie de “D&D da Grow além do 5º nível” para nós brasileiros.

O Rules Cyclopedia é um livro muito completo, contando inclusive com uma breve descrição do cenário de Mystara. Na verdade, a impressão que eu tenho é de que, se naquela época eu tivesse acesso a esse livro, eu nunca teria começado a jogar AD&D (ao menos não tão precocemente), nem parado de jogar o D&D.

1995 - Advanced Dungeons & Dragons 2nd edition revised – David “Zeb” Cook, revisão de Steve Winter

Na metade da década de 1990, foi lançada uma revisão da segunda edição do AD&D. Lembro-me que à época, antes do lançamento, havia rumores de que esse projeto seria a produção da terceira edição do AD&D, o que se mostrou não verdadeiro. Inclusive, na introdução do Livro do Jogador do AD&D 2ªed revisado há um texto do revisor Steve Winter intitulado “Esta não é a 3ª edição do AD&D!”.

Na verdade, poucas mudanças foram feitas nessa revisão, sendo as maiores diferenças na apresentação e estética dos livros. As informações ficaram mais fáceis de serem encontradas, e os capítulos ficaram mais bem divididos do que na anterior versão do AD&D 2ªed.

1995 - Advanced Dungeons & Dragons 2nd edition Player's Options – Steve Winter

Juntamente com a revisão da segunda edição do AD&D, num projeto encabeçado por Steve Winter, foi lançada uma série de suplementos para o AD&D que em comum apresentavam o selo “Player’s Options”.

Apesar de não ser exatamente uma edição à parte, estes suplementos traziam regras opcionais para quase tudo, incluindo regras completamente novas e diferentes para montagem de personagens, utilizando um sistema de pontos, e um sistema de combate muitíssimo mais detalhado e complexo do que o presente no Livro do Jogador. Por isso, muitos consideram os Player’s Options como uma espécie de AD&D 2.5.

Muitas das regras presentes nesses livros futuramente viriam a ser remodeladas para aparecer no D&D 3ªed. Não é de estranhar que um dos colaboradores para os Player’s Options, Skip Willians, viria futuramente aparecer na capa dos livros do D&D 3ªed como um dos autores da edição.

2 comentários:

  1. Aproveitando a discussão sobre edições, queria perguntar: qual a imagem mais famosa do D&D? O blog abaixo dá uma idéia de qual pode ser.

    http://www.hackslash.net/?p=814

    ResponderExcluir
  2. interessante a imagem. ainda faltam tres q conheço: uma de 3x ed. q é uma briga de taverna, uma do interior do LdJ (ou do LdM de 2ed, q tem uma visao mais "de cima" e outra do interior do hackmaster, q trata a estatua como uma estatu a um deus do fogo ou algo assim

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...